⚽️ Condicionamento Físico para Futebolistas Através de Treinos em Campo Reduzido

CONDICIONAMENTO FÍSICO PARA FUTEBOLISTAS ATRAVÉS DE TREINOS EM CAMPO REDUZIDO

Artigo publicado originalmente no site da Universidade do Futebol em 12/02/2012.

http://www.universidadedofutebol.com.br/Artigo/15193/Condicionamento-fisico-para-futebolistas-atraves-de-treinos-em-campo-reduzido

Para se alcançar alto nível de rendimento é necessário treinar em alto nível de intensidade e com volume coerente (consistência)

Autor: Prof. Francisco Adolfo Ferreira (Chico)

A metodologia de treinamento do futebol através dos jogos em campos reduzidos, muito utilizada pelas equipes europeias, tem demonstrado ser uma excelente ferramenta para aquisição e manutenção de condicionamento físico e técnico por apresentar um conjunto de características essenciais ao futebol, como:

a) Especificidade (situações de treino próximas à realidade dos jogos);

b) Componente motivacional por proporcionar aos atletas atividades com bola e com desafios/metas a serem perseguidas através da competição/jogos com bola;

c) Modalidade de treinamento coletiva, extremamente dinâmica e com situações de exigência múltipla, pois demanda grande rapidez de raciocínio quanto a o que, como e quando fazer (tomada de decisão) devido à elevada pressão de tempo e espaço, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo (inteligência específica de jogo) do atleta;

d) Induz à valorização da posse de bola e ao envolvimento da equipe adversária através dos toques rápidos e curtos com deslocamentos constantes. Estilo de jogar tão badalado hoje em dia graças ao fenômeno Barcelona de Messi e Cia;

e) Demanda de agilidade e velocidade de deslocamentos em curtos espaços;

f) Intensidade elevada proporcionada pelo espaço reduzido que acarreta grande incidência de disputas pela posse da bola e obriga os constantes deslocamentos dos demais atletas para os espaços vazios a fim de se oferecerem como opções às situações problema enfrentadas pela equipe. Lembrando que no jogo, onde estiver a bola, predominam as atividades de alta intensidade e curta duração, que são aquelas que, invariavelmente, estão presentes nos lances que decidem o resultado dos jogos e que, o condicionamento para o futebol demanda a capacidade de executar o maior número de ações por minuto e também a capacidade de executar estas ações pelo tempo mais prolongado possível.

g) Trabalhar repetidamente as atividades de alta intensidade e curta duração, inerentes à modalidade (arrancadas, frenagens, giros, saltos, dribles, fintas, combates e disputas individuais, etc.). Neste item em particular, vale ressaltar que, nos pequenos jogos o tiros curtos são ainda mais predominantes em detrimento dos tiros acima dos 25m (que representam apenas em torno de 5% do total de tiros em um jogo de futebol). Os tiros repetidos em distâncias maiores do que 25m sobrecarregam a musculatura posterior da coxa, aumentando a probabilidade de lesões musculares a médio e longo prazo em uma temporada longa e intensa;

h) Tem características de treino intervalado por apresentar pausas para recuperação que permitem a manutenção da atividade em alta intensidade por períodos mais prolongados no somatório final do tempo efetivo de treinamento.

Resumindo: os jogos em campo reduzido devem ser planejados de maneira muito criteriosa em termos de volume/intensidade/densidade e de acordo com as fases da temporada, englobando um desafio quantitativo no que se refere a: tamanho do campo; número de jogadores; tempo de jogo e número de séries; tempo de pausas; exigências de precisão técnica e restrições aplicadas pelas regras específicas adotadas nessas práticas a fim de se aumentar o grau de dificuldade/intensidade (desafio qualitativo).

Treina simultaneamente e em intensidade os aspectos técnico/tático/físico, sem necessidade de grandes volumes, o que significa um aproveitamento mais racional do tempo destinado ao treinamento da equipe ao longo de uma temporada. Treinos curtos, porém intensos, eficientes e multifuncionais.

O holandês Raymond Verheijen, conceituado preparador físico com atuação nas Seleções da Holanda, Rússia, Coréia do Sul, País de Gales e também em clubes como Barcelona, Chelsea, Manchester City e Zenith, sugere uma planilha priorizando treinamentos em forma de jogos em campo reduzido que poderia ser aplicada ao longo de toda uma temporada, utilizando como treinamentos complementares os treinos de preparação de velocidade; de agilidade e velocidade em curtas distâncias com pausa curta e com pausa longa (que podem ser aplicados nos aquecimentos). Os demais treinos seriam os tático-posicionais, as jogadas ensaiadas, de finalização e, por fim, as sessões de treinamento funcional através de exercícios naturais com o objetivo de fortalecimento músculo-articular tanto para performance como para prevenção.

Segundo sua ótica, treinamentos na sala de musculação seriam muito raros, dada a não especificidade de grande parte dos aparelhos em relação aos movimentos realizados no campo, portanto, seriam mais utilizados pelos fisioterapeutas para reabilitação e correção. Na planilha abaixo observamos ciclos subsequentes de seis semanas, os quais são repetidos ciclo após ciclo, mas sempre com um aumento de intensidade na sequência.

Ao analisarmos esta planilha fica evidente a obediência a alguns dos princípios básicos do treinamento esportivo: Especificidade; Continuidade; Variabilidade; Progressividade; Sobrecarga e Recuperação provocando continuamente a quebra da homeostase através de estímulos com volumes e intensidades variadas e/ou alternadas.

Esta planilha de treinos foi idealizada para realização de uma sessão de treino em campo reduzido por semana. Logicamente que há uma dependência do escalonamento de datas dos jogos. Por exemplo: em uma semana com jogos Domingo, Quarta Feira e no Domingo novamente, não haveria tempo suficiente para aplicação do treino em campo reduzido com alta intensidade e a necessária recuperação para o jogo subsequente.

Por outro lado, em uma semana aberta, com jogos Domingo e Domingo, por exemplo, poderíamos dosar o volume e aplicar o treino em campo reduzido até mesmo por duas vezes na semana.

Segue também anexo um esboço dos tamanhos dos campos de acordo com o número de jogadores (de 3×3 até 11×11). Importante estabelecer uma organização prévia (muitas bolas e jogadores que estão de fora dispostos ao redor do campo reduzido) que permita a reposição de bola em jogo o mais rápido possível para manter a dinâmica e intensidade dos jogos. Se for possível utilizar uma cancha fechada a fim de evitar qualquer tipo de paralisação no transcorrer dos pequenos jogos, melhor ainda.

Como o objetivo primordial é o de condicionamento físico, os jogos não devem ser interrompidos para correções de ordem técnica e/ou tática.

Finalmente, como último aspecto a ser considerado, esta planilha, tal como apresentada, seria adequada para aplicação apenas em equipes profissionais de alto rendimento da elite do futebol mundial, ou seja, para atletas com notório histórico esportivo e consequente lastro fisiológico, lembrando que, para se alcançar o alto nível de rendimento é necessário:

  • Treinar em alto nível de intensidade e com volume coerente (Consistência);
  • Talento + Treinamento + Nutrição + Repouso.

E que atletas de alto nível (talentos) são aqueles que possuem as seguintes características:

  • Velocidade de movimentos;
  • Executam o gesto técnico com precisão (técnica/habilidade);
  • Poupam energia, ou seja, executam os gestos técnicos com facilidade/naturalidade e simplicidade… sem esforço (automatismo);
  • Rapidez para tomar decisões;
  • Inteligência de jogo;
  • Rápida capacidade de recuperação para os esforços subsequentes;

CONFIRA ABAIXO O PLANO ANUAL DE CONDICIONAMENTO FÍSICO ATRAVÉS DE JOGOS EM CAMPO REDUZIDO:

CONFIRA ABAIXO OS MODELOS DE CAMPOS PARA PEQUENOS, MÉDIO E GRANDES JOGOS:

⚽️🇧🇷🏆 FRANCISCO FERREIRA
CEO do Centro de Excelência em Performance de Futebol 
Gestor Técnico / Executivo de Futebol 
Representante WFA & GPS no Brasil
Associado ABEX-Futebol
CBF Licença A
+(55) 31 99104-9620 / 3444-4724  
Compartilhe Agora

Artigos Relacionados

2 Comments

    • DEMETRIUS DE ALVARENGA VICENTE
      agosto 10, 2017
      19:45

      QUERO MUITO APRENDER TREINAMENTOS ESPECÍFICOS DE FUTEBOL PARA PASSAR PARA MEUS MENINOS DO PROJETO. JÁ QUE É UM PROJETO BENEFICIENTE PARA TIRAR MENINOS DO TRÁFICO DE DROGAS. NO TOTAL EU TREINO 160 MENINOS DE DIVERSAS IDADES.

      Reply
      • Francisco Ferreira
        agosto 15, 2017
        11:31

        Demetrius, em dezembro vou trazer novamente o holandês Raymond Verheijen para dar cursos aqui. Provavelmente será em Porto Alegre. Vale a pena vc fazer este curso pois tem a metodologia mais avançada do mundo para o futebol. Abraço!

        Reply

Escreva seu comentário