⚽️ O Homem Cujo Pé era uma Bola

O neurocientista Miguel Nicolelis desenvolve uma teoria para explicar a genialidade de Pelé em campo
Por Redação ABRIL NA COPA 31/05/2013, às 09h00

 
Miguel Nicolelis desenvolve uma teoria para explicar a genialidade de Pelé / Crédito:Ilustração Isabelle Tuchband

A partir do fim dos anos 60, seguindo os conselhos do mais fanático palmeirense que eu conheci, o inesquecível Tio Dema, o futebol passou a ocupar uma parte essencial da minha vida. Ao longo dessas décadas dedicadas à profissão de torcedor fissurado, muitos momentos também inesquecíveis, passados nas arquibancadas de estádios pelo mundo afora ou à frente de uma TV (ou computador, nos últimos anos), marcaram também minha carreira de cientista.Quando, no ano 2000, o editor da revista científica inglesa Nature pediu que eu iniciasse um artigo com alguma descrição que instigasse a imaginação dos leitores sobre as maravilhas que o cérebro humano é capaz de realizar, não hesitei um milissegundo. No primeiro parágrafo daquele que se tornou um dos meus artigos mais citados na literatura neurocientífica, narrei, em muitos detalhes, a jogada que originou o primeiro gol da seleção brasileira contra a Itália na final da Copa do Mundo de 1970, no México.

Final da Copa de 1970: “Num dos meus artigos científicos mais citados, narrei o gol de Pelé para descrever as maravilhas que o cérebro humano é capaz de realizar” / Crédito:Sebastião Marinho

Numa outra ocasião, durante a abertura de uma palestra no Instituto Max Planck, na cidade alemã de Tübingen, três dias depois da vitória da seleção canarinho na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, simplesmente não pude me conter mais uma vez. Contrariando o apelo aflito do meu filho mais velho, presente na plateia, não tive dúvida em abrir minha aula, num auditório lotado de neurocientistas alemães sisudos, com uma imagem mostrando o esforço em vão do goleiro alemão Oliver Kahn, tentando se esticar todo para impedir mais um gol do fulminante ataque brasileiro. O título do slide era: I Kahn’t get it! Para minha total surpresa, assim que a imagem foi projetada, toda a plateia germânica veio abaixo — no bom sentido — e muitos desses colegas, até hoje, se lembram daquela provocação com bom humor.

Entre todas as histórias e emoções desfrutadas nessa minha carreira paralela de torcedor profissional, poucas se comparam ao privilégio de poder testemunhar, sempre ao lado do querido Tio Dema, em tardes passadas nas arquibancadas do antigo Parque Antártica ou no charmoso Estádio Municipal do Pacaembu, os embates épicos entre as várias Academias palmeirenses e o Santos de Pelé, disparado o melhor jogador de futebol de todos os tempos, pelo menos deste lado da Via Láctea.

Palmeiras 1 x 3 Santos, em 1968: “Nada se comparava à expectativa de estar presente num jogo em que o Rei desfilaria pelo gramado” / Crédito:Wilson Santos

Embora todos os clássicos do então glamouroso Campeonato Paulista fossem eventos esperados com grande antecipação, nada se comparava, ao menos para mim, à expectativa de estar presente num jogo em que o Rei do Futebol desfilaria pelo gramado, perseguido por todos os cantos pelo infatigável Dudu, tentando, a cada momento, superar em elegância e eficiência o também extraterrestre Ademir “Divino” da Guia.

Apesar de ser palmeirense até a última célula do corpo e torcer em cada jogo desesperadamente pela vitória do esquadrão alviverde, havia algo muito especial em visualizar aquela libertação de ferocidade e destreza motora que o furacão cinemático chamado Pelé realizava ao longo de um prélio. Enquanto antes da partida ele até parecia uma pessoa comum, dando entrevistas no gramado, bastava que o apito inicial soasse para que todos no estádio entendessem instantaneamente por que aquele homem fora apelidado com o nome de um vulcão do Caribe.

Erupção de dribles, arrancadas e gingas

Anos depois, provavelmente devido à incomparável popularidade adquirida pelo número 10 santista em todo o sistema solar, o mesmo nome, Pelé, seria dado ao acidente geográfico mais exuberante da lua de Júpiter chamada Io. Nos campos de Io, Pelé até hoje pode ser claramente identificado como uma erupção vulcânica contínua, de alta velocidade, que espalha lava e fumaça, sem cessar, por mais de 300 quilômetros ao seu redor, definindo o ponto mais atraente daquele satélite. Sem tirar nem pôr, esse era o efeito do Pelé terrestre. Uma erupção contínua de movimentos, de dribles, arrancadas, gingas e, sobretudo, de chutes mortais, com cada uma ou ambas as pernas; no chão ou no ar, de pé ou de cabeça para baixo, bem no meio de uma de suas bicicletas que desafiavam a gravidade e faziam todo um estádio ficar sem ar.

O desejo de marcar gols era tão obsessivo e compulsivo nesse vulcão brasileiro que tudo o que as leis da física permitem Pelé realizou para chegar ao objetivo; até tabelar com as pernas dos adversários. Revendo filmes daqueles tempos, é assombroso confirmar as inúmeras vezes que Pelé, não tendo alternativa, em vez de desistir ou passar a bola, achava uma forma de recrutar seus marcadores para que esses, involuntariamente, o ajudassem a abrir um caminho rumo ao gol. Não é exagero especular que, se houvesse um prêmio de melhor jogador do mundo naquela época, Pelé o teria ganho, ininterruptamente, de 1958 a 1973. E não me venham com Messi ou Maradona. Como Pelé não houve, não há e jamais existirá. Quem viveu e viu sabe. Ponto final.

De todos os malabarismos e desafios à lógica que eu presenciei Pelé fazer em campo, a característica que mais me marcou foi verificar, jogo após jogo, como a bola parecia, sem hesitação, grudar em seus pés e, dali para a frente, se recusar a se separar daquele que a tratava como ninguém mais era capaz. Curiosamente, anos depois, um dia eu deparei com uma gravação realizada pela rádio inglesa BBC durante um amistoso Brasil x Inglaterra, disputado no Maracanã, em 30 de maio de 1964. Durante aquele verdadeiro massacre futebolístico (5 x 1) imposto pelos então bicampeões mundiais aos futuros campeões do mundo, o lance do primeiro gol brasileiro desnorteou o locutor da BBC a ponto de levá-lo a dizer que Pelé realmente não devia ser deste universo. Nesse lance, depois de driblar vários ingleses, Pelé tenta o chute ao gol. Caprichosamente, a bola bate num defensor e retorna. Para onde? Ora, para o mesmo pé de Pelé, que, imediatamente, para desespero do locutor britânico, coloca Rinaldo (então ponta-esquerda do Palmeiras) na cara do gol. Mais tarde, Pelé daria outro passe de gênio para que o ícone alviverde Julinho Botelho marcasse mais um gol para o Brasil. Segundo o locutor da BBC, todas essas jogadas fenomenais refletiam o fato inegável de que “a bola não larga do pé de Pelé simplesmente porque ela faz parte dele!”

Objetos como extensão do corpo

Brasil x Uruguai, no México, em 1970: “A bola não larga do pé de Pelé porque ela faz parte dele!” / Crédito:Lemyr Martins

Meio século depois daquele jogo histórico, em todas as minhas palestras pelo mundo afora, é esse o exemplo que uso para descrever como nosso cérebro de primata assimila todas as ferramentas que cada um de nós utiliza no cotidiano — nossos carros, nossos telefones, nossas roupas, raquetes, bolas etc. — como uma verdadeira extensão do nosso corpo biológico. Levado ao limite da sua capacidade de assimilação, nosso cérebro permite que alguns de nós atinjamos graus impressionantes de proficiência no manuseio de ferramentas artificiais e objetos inanimados. Muito provavelmente é dessa voracidade cerebral em assimilar tudo ao seu redor que emergem os exímios violinistas, pianistas e também os craques de futebol, esses heróis populares que nos permitem manter por toda uma vida, ainda que tenuamente, laços quase imemoriais com nossa infância e juventude.

É por isso que, ao terminar minhas palestras, sempre gosto de frisar que, se um dia alguém tivesse o privilégio de mapear o cérebro desse vulcão de duas pernas chamado Pelé, esse alguém encontraria, na região do lobo parietal, não apenas a representação de um pé — mas, sim, a imagem de uma verdadeira fusão desse com aquela que foi sua mais fiel e amada companheira: a bola!

Miguel Nicolelis / Crédito: Arquivo Pessoal

 Miguel Nicolelis (São Paulo, SP, 1961), codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, nos EUA, trabalha para permitir que um tetraplégico dê o pontapé inicial na Copa de 2014. É palmeirense roxo.

http://placar.abril.com.br/materia/o-homem-cujo-pe-era-uma-bola

 

⚽️🇧🇷🏆 FRANCISCO FERREIRA
CEO do Centro de Excelência em Performance de Futebol 
Gestor Técnico / Executivo de Futebol 
Representante WFA & GPS no Brasil
Associado ABEX-Futebol
CBF Licença A
+(55) 31 99104-9620 / 3444-4724  
Compartilhe Agora

Artigos Relacionados

Escreva seu comentário