⚽️ Futebol, Formação, Copa do Mundo…

FUTEBOL, FORMAÇÃO, COPA DO MUNDO…

Vídeo interessante:

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/t/edicoes/v/formacao-de-todos-os-jogadores-da-alemanha-comeca-dentro-da-escola/3382260/

O vídeo mostra a importância da parceria entre esporte e educação. Guardadas as devidas proporções com a realidade alemã, claro que no Brasil poderíamos estar muito melhor do estamos atualmente neste aspecto. A formação de atletas inteligentes, cultos, com um melhor nível intelectual deveria ser um dos objetivos prioritários dos clubes brasileiros.

Uma possível surpresa na Copa 2014 poderá ser a seleção da Bélgica. Há cerca de 10 anos atrás, a Federação Belga, com o apoio da UEFA, propôs uma mudança revolucionária aos seus clubes de futebol: Investir em cursos de capacitação e atualização a todos os profissionais envolvidos na formação de atletas de futebol de todos os clubes do país. Grupos de estudo foram criados e uma padronização na maneira de jogar foi estabelecida. O objetivo final seria o de formar uma nova geração de atletas talentosos que pudessem resgatar o bom futebol do país e representá-lo de maneira bem sucedida nas competições internacionais. Claro que, sendo um país pequeno, rico e culto facilitou bastante todo o processo. Resultado: Uma seleção jovem e talentosa que poderá sonhar alto na Copa 2014.

No Brasil, além da mudança estrutural proposta recentemente pelo Bom Senso FC para, dentre outras coisas, permitir uma melhor condição aos clubes do interior com a regionalização de competições ao longo de todo o calendário anual, deveria haver a promoção de cursos de capacitação de bom nível, acessíveis em termos de custos e de localização como uma das prioridades da CBF e das Federações estaduais para a formação de uma nova geração de treinadores. Cursos com currículo amplo que garantam uma formação adequada ao grande número de ex-atletas que se aventuram a cada ano como treinadores, principalmente nas categorias de base.

Os clubes por sua vez deveriam contratar profissionais de notório saber nas áreas das ciências do esporte para criar e desenvolver seus projetos próprios, de longo prazo, sólidos e cientificamente fundamentados, para a formação de atletas técnicos, inteligentes, rápidos, cultos, conscientes. Atletas que entendam o jogo em todas as suas dimensões. Que o compreendam taticamente e que saibam utilizar o talento individual em prol do coletivo. Atletas de excelência técnica e não apenas “habilidosos”. Profissionais das áreas da psicomotricidade, aprendizagem motora, biomecânica, cinesiologia, nutrição, genética, psicopedagogia e treinamento esportivo com ênfase nas novas metodologias. Dirigentes remunerados com formação em gestão esportiva que promovam a real profissionalização de todos os setores dos clubes.

Dada a nossa realidade de país com território imenso, baixo nível de escolaridade e carências de todo tipo em termos financeiros e de estrutura, emaranhado político altamente corrupto e viciado, sabemos que o caminho será longo e penoso, mas há esperanças!

 

Alguns dos principais atletas belgas:

Thibaut Courtois  – Goleiro titular do Atlético de Madri desde 2011. Pertence ao Chelsea e está empresatado ao clube espanhol, em que chegou para subsituit De Gea, que se trasnferiu para o Manchester United. Em sua chegada ao clube madrileno, ganhou posição de Asenjo e conseguiu bater o recorde de minutos sem sofrer gols pelo clube. Ao todo, Coutrois ficou 820 minutos sem ser vazado. Além disso, foi essencial na vitória do Atlético de Madri sobre o Real Madrid, por 2 x 1, na final da Copa do Rei.

Simon Mignolet – Recém contratado pelo Liverpool, deve ser titular no clube inglês. Vem de boas temporadas no Sunderland, time que defende desde 2010. Jogou todas as partidas da última pela temporada sendo eleito, em dezembro de 2012, o melhor goleiro da Liga Inglesa até então.

Van Buyten – Apesar de reserva, é um dos importantes zagueiros do Bayern de Munique, campeão europeu e alemão da última temporada. Perdeu espaço com a chegada de Dante, mas foi titular na partida de volta da semifinal contra o Barcelona, vencido pelo time alemão por 3 x 0. Com 35 anos, é um dos mais experientes da equipe belga. Participou da Copa do Mundo de 2002, quando a Bélgica foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final.

Vincent Kompany – Capitão e um dos grandes nomes da equipe belga, o zagueiro é um dos nomes mais fortes do novo rico Manchester City. Foi eleito o 23° melhor jogador do mundo pelo jornal The Guardian em 2012. Além disso, o zagueiro foi eleito pelos torcedores da equipe inglesa o melhor jogador da última temporada, em que participou de 37 das 38 partidas do time, vice-campeão inglês.

Jan Vertonghen – Zagueiro do Tottenham, chegou a ser disputado pelo Arsenal enquanto estava no Ajax. Foi eleito o jogador do mês de março de 2013 na Liga Inglesa por suas boas atuações pelo time londrino. Na temporada 2012/2013, foi eleito com um dos melhores zagueiros do torneio, ao lado de Rio Ferdinand, Leighton Baines e Pablo Zabaleta.

Mousa Dembélé – Meia foi contratado pelo Tottenham no início da última temporada por 15 milhões de libras junto ao Fulham. Jogou as Olimpíadas de 2008 pela Bélgica, ajudando sua seleção a ficar na quarta colocação do torneio de futebol, perdendo o bronze para o Brasil.

Marouane Fellaini – Um dos grandes nomes da seleção belga, o volante é destaque do Everton nas últimas temporadas, com grandes atuações. Foi eleito o 60° melhor jogador do mundo pelo jornal The Guardian na última temporada e foi sondado por diversos grandes times europeus, como o Manchester United. É muito forte no jogo aéreo.

Axel Witsel – Meia que se destacou muito em sua passagem pelo Benfica. Foi vendido pela quantia de 40 milhões de euros para o Zenit, da Rússia, valor de sua cláusula de recisão. Foi eleito o melhor jovem jogador belga na temporada 2007/2008, além de ser o Chuteira de Ouro da Bélgica em 2008.

Eden Hazard – O meia foi a grande contratação do Chelsea no início da última temporada. Foi contratado por 32 milhões de libras junto ao Lille, da França. Assumiu a função de criador da equipe, jogando ao lado do brasileiro Oscar. Terminou a temporada 2012/2013 com 13 gols e 25 assistências pelo Chelsea.

Kevin De Bruyne – Outro meia-atacante que pertence ao Chelsea. Defendeu o Werder Bremen na última temporada e agradou, retornando ao Chelsea para essa temporada. Apesar de reserva na equipe inglesa, é um jogador importante, que pode ajudar os belgas na caminhada para o Mundial.

Nacer Chadli – Recém-contratado pelo Tottenham por 7 milhões de libras, o meia-atacante foi contratado junto ao Twente, da Holanda, onde fez temporadas de destaque. Com 24 anos, tem ascendência marroquina.

Romelu Lukaku – Contratado pelo Chelsea em 2011 por 20 milhões de euros, o atacante esteve emprestado pelo West Bromwich Albion na última temporada, marcando 17 gols em 35 partidas pelo clube. Foi destaque no empate do WBA em 5 x 5 com o Manchester United, marcando três gols na segunda etapa. Graças ao bom desempenho, voltou ao Chelsea, ganhando espaço na equipe.

Dries Mertens – Atacante recém-contratado pelo Napoli, chegou contratado junto ao PSV por 9,5 milhões de euros. Em duas temporadas pelo clube holandês, marcou 37 gols. Em sua primeira temporada pela equipe holandesa, marcou 21 gols em 33 jogos.

Marc Wilmots – Ídolo como jogador na seleção, o novato treinador, de apenas 44 anos, é um dos responsáveis por essa renovação no futebol belga. Treina a seleção desde 2012, após três anos como assistente técnico. Antes disso, teve pequenas experiências pelo Schalke 04-ALE, time em que encerrou a carreira, e pelo Sint-Truiden-BEL. Nesse ano de 2013, a Bélgica fez cinco jogos com cinco vitórias. Em 2012, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas. (Fonte: Placar)

⚽️🇧🇷🏆 FRANCISCO FERREIRA
CEO do Centro de Excelência em Performance de Futebol 
Gestor Técnico / Executivo de Futebol 
Representante WFA & GPS no Brasil
Associado ABEX-Futebol
CBF Licença A
+(55) 31 99104-9620 / 3444-4724  
Compartilhe Agora

Artigos Relacionados

Escreva seu comentário