Ciclo de Debates: “Muda Futebol Brasileiro – Desafios de uma renovação”

CICLO DE DEBATES: “MUDA FUTEBOL BRASILEIRO – Desafios de uma renovação”

Trata-se de uma iniciativa do CEPERF com o apoio do Deputado Estadual João Leite da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), para debater o estado atual do futebol brasileiro, abordando seus inúmeros problemas e desafios na busca por sua modernização estrutural, conceitual, filosófica e metodológica.

Contaremos com a presença de inúmeras personalidades de renome do futebol nacional e internacional neste evento que abordará as áreas de:

  • POLÍTICAS – LEGISLAÇÃO
  • GESTÃO – GOVERNANÇA
  • TÉCNICA-CIENTÍFICA-METODOLÓGICA
  • PAPEL DOS DIVERSOS ATORES

Dentre os expositores participantes, teremos: PVC (ESPN); Ocimar Bolicenho (ABEX-Futebol); João Paulo Medina (Universidade do Futebol); Eduardo Conde Tega (Universidade do Futebol); Francisco Ferreira (CEPERF); João Leite (ALMG); Wilson Piazza (AGAP); Tinga (Cruzeiro EC); Marcelo Oliveira (Cruzeiro EC); Castellar Neto (FMF)…

Será realizado na Segunda Feira, 24 de Novembro de 2014, das 9:00h às 19:00h no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Aberto a toda a comunidade e com entrada franca.

Para maiores detalhes, contactar: (31) 2108-7686 / 7687

www.ceperf.com.br

PROGRAMAÇÃO

Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro – Desafios de uma Renovação
Data: 24/11/2014
Local: Plenário da ALMG

MANHÃ

9 horas – Abertura

9h30 – Palestra Magna

  • Mark Williams – chefe do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Brunel Londres; PhD em ciências do movimento e psicologia experimental pela Universidade de Liverpool; ex-chefe do Departamento de Ciências do Desporto Universidade de Sydney; pesquisador financiado pela Fifa, pela Uefa e pela Associação Inglesa de Futebol.

10h10 – Painel Recursos humanos: formação e aprimoramento
Reflexão e debate sobre a situação atual e as perspectivas do processo de formação e capacitação de quadros esportivos no futebol brasileiro: técnicos, árbitros e jogadores; os papéis do Estado, da comunidade científico-acadêmica e da iniciativa privada na formação e aprimoramento de recursos humanos no futebol; investimentos: formação global de atletas, intercâmbios, ciências do esporte; influência da mídia no percurso de formação dos atletas.

  • Francisco Adolfo Ferreira – diretor-executivo do Centro de Excelência em Performance de Futebol (Ceperf); ex-preparador físico de Cruzeiro, Atlético, Minas Tênis Clube, Al Ain Club (Emirados) e Muharraq Club (Bahrain); gestor esportivo e professor do Curso de Treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Graduado em Educação Física (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), pós-graduado em Treinamento Esportivo (Universidade Gama Filho – UGF), MBA em Gestão Estratégica em Esportes (Fundação Getúlio Vargas – FGV).
  • Ricardo Leão de Andrade – bacharel em Educação Física e mestre em Ciências do Esporte pela UFMG. MBA em Gestão Esportiva pela FGV. Treinador de futebol e professor do Curso de Treinadores da CBF. Coordenador de Atendimento à Seleção Brasileira de Futebol (Team Liaison Officer – TLO) na Copa do Mundo Fifa 2014.
  • José Eugênio – presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol até outubro de 2014. Instrutor com três cursos Futuro III da Fifa (2007, 2010 e 2012). Assistente de Atendimento à Arbitragem (Referee Liaison Officer – RLO) na Copa do Mundo Fifa 2014.
  • Carlos Cruz – jornalista e assessor do América Futebol Clube.

11h30 – Debates

TARDE

14 horas – Palestra Futebol brasileiro: visão sistêmica

  • João Paulo Medina – diretor e fundador da Universidade do Futebol.

14h30 – Painel Gestão e Governança
Reflexão e debate sobre as entidades de administração do desporto e entidades de prática desportiva: natureza das entidades (CBF, Clubes, Federações, Ligas, etc.), profissionalização da gestão, democratização da estrutura, do acesso e dos processos decisórios; calendário; discussão dos atuais modelos comercial e financeiro do futebol brasileiro; fiscalização e controle (contemplando inclusive o papel da mídia esportiva).

  • Paulo Bracks – diretor-executivo da Federação Mineira de Futebol; advogado e especialista em direito desportivo.
  • Fernando Ferreira – sócio-diretor da Pluri Consultoria, da Sportfood Licenciamento e Franchising e da Brasil Sport Market.
  • Ocimar Bolicenho – presidente da Associação Brasileira de Executivos de Futebol – Abex.
  • Ruy Bueno (“Ruy Cabeção”) – jogador do Operário Futebol Clube de Mato Grosso, e membro do Bom Senso Futebol Clube.
  • Paulo César Tinga – jogador do Cruzeiro Esporte Clube.
  • Mário Marra – jornalista e comentarista de futebol da rádio CBN de São Paulo.
  • Representante da Confederação Brasileira de Futebol

16h30 – Painel Políticas Públicas e Legislação
Reflexão e debate sobre as deficiências e propostas de adequação da atual legislação federal: Leis 8.650/1993 (dispõe sobre as relações de trabalho do Treinador Profissional de Futebol); 9.615/1998 (institui normas gerais sobre desporto); 10.671/2003 (dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor); 11.438/2006 (dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo) e outras normas relativas ao futebol; o papel das políticas públicas de esporte, saúde e educação na formação de atletas; o Estado e a regulação do futebol: experiências internacionais e aplicabilidade à realidade brasileira; relações trabalhistas: formação de atletas de base à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais normas de proteção à criança e adolescente, e contratos de trabalho, regras de aposentadoria no futebol profissional e garantia de recolhimento dos encargos trabalhistas e previdenciários.

  • Vicente de Paula Pereira – vice-presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional de Minas Gerais – AGAP-MG –, vice-diretor da Faculdade de Direito e professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Itaúna.
  • Dr. Ricardo Borges Martins – diretor-executivo do Bom Senso Futebol Clube.
  • Dr. Genderson Lisboa Silveira – procurador do Trabalho em Minas Gerais.
  • Heraldo Panhoca – professor de direito desportivo da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – ESA-OAB-SP.

17h40 – Debates

18h30 – Encerramento

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Gerência-Geral de Projetos Institucionais
(31) 2108-7686

Compartilhe Agora