⚽️ Sobre Gestão e Capacitação Técnica no Futebol

SOBRE GESTÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA NO FUTEBOL

O momento pelo qual atravessa o futebol brasileiro demanda reflexões, análises, debates e formulação de propostas para mudanças de rumo em praticamente todas as suas estruturas. A Copa do Mundo de 2014 e os humilhantes 7×1 impostos pelos alemães foram apenas o climax de alguns sintomas de uma doença que, ao que parece, se tornou crônica… A soberba que manifestamos ao longo dos anos, escorada nas conquistas passadas, parece ser um câncer metastático pois tomou conta de quase tudo e de quase todos!

Gestão no futebol brasileiro é uma coisa ainda incipiente. Temos muito ainda a fazer para vencermos os vícios estruturais ainda prevalentes neste meio. A estrutura política e administrativa ultrapassada da confederação e das federações, assim como a dos clubes, com seus conselhos deliberativos e seus dirigentes estatutários, bloqueia a maioria dos avanços necessários. Neste cenário, importa ter a habilidade para se pactuar, de modo harmônico, a esfera política, gerida pelo dirigente estatutário, com a esfera gerencial, a cargo do dirigente remunerado ou gestor.

O dirigente estatutário tradicional, aquele que possui sua atividade profissional ou negócio à parte do clube e que, após o seu expediente, dedica algumas horas do dia à agremiação, passando por lá ao final do dia, é um abnegado, não remunerado e um torcedor apaixonado… um perfil que já não consegue suprir aquilo que o futebol-negócio-empresa dos dias de hoje demanda. Defendo que alguns princípios deveriam ser estabelecidos como básicos na gestão racional de um clube de futebol por parte de seus executivos remunerados:

1- A prioridade na elaboração do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO com metas claras e realistas de curto, médio e longo prazo;

2- A exigência de AUTONOMIA decisória com a contrapartida da PRESTAÇÃO de CONTAS e PRODUTIVIDADE;

3- “VENDER CREDIBILIDADE”! Lema e conduta que devem ser prioritários em todos os níveis de relacionamento representativo do clube;

4- SANEAMENTO FINANCEIRO e a obediência rigorosa ao critério mais basilar da gestão: NUNCA GASTAR MAIS DO QUE AQUILO QUE SE ARRECADA! Meta básica para a construção dessa imagem de credibilidade proposta;

5- Modernização das estruturas do departamento de futebol com investimento efetivo nas diversas áreas das CIÊNCIAS DO ESPORTE: Estruturas física, humana, tecnológica, científica-metodológica, de gestão e de formação de atletas;

6- Aplicação de ferramentas diversas da gestão comuns no universo corporativo como, por exemplo: o desenvolvimento de normas de PROCESSOS & PROCEDIMENTOS administrativos como forma de aperfeiçoamento dos mecanismos de CONTROLE & PRODUTIVIDADE; INTEGRAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS do clube através de investimento em TI.

A soma de tudo isto, facilitaria a geração do chamado CÍRCULO VIRTUOSO do futebol. Um moto contínuo de: Boa gestão => Montagem de bons times => Boa performance => Boa exposição => Bom retorno financeiro => Saneamento financeiro + Reinvestimento para manutenção de bons times e melhorias estruturais => ….

Vejo muitos clubes com a preocupação de investir em estrutura (CTs, concentração, equipamentos, etc.), o que é ótimo, mas se esquecem do investimento em METODOLOGIA, em CIÊNCIAS DO ESPORTE e em GESTÃO ESTRATÉGICA! O quadro de recursos humanos do futebol brasileiro ainda é viciado, raramente se renovando, sempre com as mesmas caras! Dirigentes, em boa parte, são ainda, muito mais malandros e espertos, do que propriamente competentes ou capacitados! Entre os treinadores a história se repete: Pouca renovação; treinadores com histórico de serem mais competentes no exercício de liderança natural (carismáticos, “bons de vestiário”, que sabem “levar o grupo”…), do que propriamente preparados e com conhecimentos técnicos e/ou metodologia atualizados, fazendo com que o velho bordão: “o futebol aceita tudo” quase tenha razão! Dizem que os bons treinadores são, antes de mais nada, gestores de pessoas! Claro que essa capacidade na condução do grupo é importante. No contexto doméstico, até dá para o gasto, mas em nível internacional, contra os gigantes europeus, por exemplo, não dá mais para fazer frente somente com isto! A Copa 2014 provou isto!

Os europeus tem nos mostrado que o futebol de alto rendimento moderno demanda estudo e planejamento, análises exaustivas e detalhadas. Análises de desempenho, análises estatísticas, análises de perfis, bancos de dados, etc. vieram para ficar e quem não aderir/investir vai ficar para trás!

 Há sim, uma disputa velada onde, de um lado, temos os ex-atletas, que automaticamente se tornam treinadores ao encerrarem suas carreiras e, de outro, os acadêmicos advindos principalmente das faculdades de Educação Física. Nesta queda de braço, onde impera um senso implícito de corporativismo e reserva de mercado, quem estaria com a razão? Quem seria o mais apto ou preparado?

Como um acadêmico, que milita há 25 anos no futebol profissional em grandes clubes e hoje com uma visão macro do futebol muito apropriada, posso dizer que já vi de tudo neste meio! Minha experiência pessoal me leva a tecer a opinião de que, muitas vezes, o ex-atleta que não buscou capacitação acadêmica, mas desde que dotado de boas qualidades do caráter como o bom senso, a inteligência, o discernimento, a humildade e habilidade para se trabalhar em equipe, poderia ser um ótimo observador ou auxiliar técnico. Há, é claro, algumas exceções como aqueles que conseguiram construir carreiras e reconhecimento fantásticos, como um Telê Santana e, como vinha trilhando recentemente, o competente Marcelo Oliveira. Muitos treinadores são ex-atletas que cursaram faculdades de Educação Física, na maioria do casos de maneira precária. Há os que se destacam por se cercarem de profissionais competentes em suas comissões técnicas e que ouvem seu staff. O fato: As faculdades de Educação Física, na grande maioria dos casos, preparam aqueles seus alunos que almejam atuar no futebol, através de conteúdos predominantemente voltados para o treinamento físico… ou seja, formam preparadores físicos! O que dizer então da formação de gestores esportivos, uma vez que essas mesmas faculdades os preparam para serem muito mais “pedreiros” (operadores) do que “engenheiros e/ou arquitetos” (planejadores)?!

É fato também, que temos profissionais competentes ou medíocres de ambos os lados, não existindo garantias de que a experiência prática ou a formação acadêmica sejam o que determina o sucesso, mas é verdade também que a capacitação técnica é e sempre será, mais do que desejável! Conhecimento nunca é demais e me parece que estamos acordando para essa realidade com os movimentos de entidades de referência como a UFV, UFMG, Universidade do Futebol e, porque não?! a própria CBF, começando a se preocupar em promover a regionalização, popularização, adequação/equiparação (com CONMEBOL e UEFA) e, principalmente, a obrigatoriedade de capacitação técnica de treinadores através de seus cursos de capacitação e contínua atualização metodologica, o que será muito benéfico e muito bem vindo!

Hipotéticamente, pode se inferir que o ideal seria o ex-atleta com formação acadêmica adequada, mais as capacidades intelectuais, de gestão e liderança; bom senso e caráter!

Temos, enfim, uma nova safra de jovens treinadores surgindo e à espera/procura de oportunidades no mercado de trabalho. Muitas vezes faltam estrutura e oportunidades. O conhecimento está hoje ao alcance de quem o quer buscar… uma realidade destes tempos globalizados. Fica a discussão: Não seria a experiência prática do ex-atleta essencial para a orientação/ensino das ações específicas da modalidade? Neste caso, não seria importante a atuação do ex-atleta nas categorias de base para o ensino dos fundamentos? Mas não seria este então um mero repetidor daquilo que recebeu em treinamentos quando jogava, sem saber na teoria o porque, como, quando e onde aplicar? Ou: será que existe mesmo “gesto técnico correto”? Não seria tudo uma questão de individualidade, de eficácia x eficiência? Fica a sugestão para um debate que pode dar “pano pra manga”!

 

⚽️🇧🇷🏆 FRANCISCO FERREIRA
CEO do Centro de Excelência em Performance de Futebol 
Gestor Técnico / Executivo de Futebol 
Representante WFA & GPS no Brasil
Associado ABEX-Futebol
CBF Licença A
+(55) 31 99104-9620 / 3444-4724  
Compartilhe Agora

Artigos Relacionados

Escreva seu comentário