A sede da Confederação Brasileira de Futebol realizou nesta terça-feira (08) o Seminário de Treinadores Série A – 2015. O evento reuniu técnicos e profissionais de futebol do país para um fórum de discussão, que tem como objetivo final a elaboração de um documento técnico a respeito do Brasileirão. O coordenador de desenvolvimento técnico da CBF, Fernando Belotti, comentou sobre a organização do evento e revelou que o plano é transformá-lo em compromisso fixo no calendário do Brasileirão:

– O evento foi um grande sucesso. Nossa ideia é fixá-lo no calendário oficial do Brasileirão, para que sempre um dia após o fim da competição, ele aconteça – disse.

De acordo com o próprio Belotti, a elaboração do documento técnico, com base na participação dos treinadores e profissionais, seguirá os moldes que a Fifa utiliza com os documentos técnicos da Copa do Mundo:

– Queremos sair daqui com um documento técnico sobre o Brasileiro, num modelo parecido com o que a Fifa faz sobre a Copa do Mundo. A diferença que nos torna pioneiros na iniciativa é fazer esse documento a partir dos próprios técnicos – revelou.

O Seminário também faz parte da programação do Curso de Licença Pró para treinadores, que seguirá até o dia 17 de dezembro, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O treinador Hélio dos Anjos classificou o evento como “um grande marco” no nosso futebol:

– Aqui se discute tudo, me sinto privilegiado de estar presente. O técnico precisa sempre se aperfeiçoar e o curso ajuda o profissional brasileiro a se fortalecer internacionalmente – afirmou.

Pentacampeão com a Seleção Brasileira, o ex-jogador Ricardinho hoje se dedica à carreira de treinador, e também fará o Curso Licença Pró:

– O Ricardinho que sairá do curso será bem melhor que o que entrar. A expectativa para tudo isso é a melhor possível – avaliou.

De contrato renovado com o Vitória para 2016, o técnico Vagner Mancini também participou do fórum e analisou a relevância de um encontro como este, interagindo com jovens treinadores:

– É importante reunir pessoas do futebol, técnicos e profissionais capacitados. É uma turma nova, buscando se aperfeiçoar, e nada melhor do que o fórum e o curso para isso – declarou.

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, também participou do encontro desta terça-feira e estará presente no curso em Teresópolis. Confira o que disse o treinador: