⚽️ Proposta de Padronização dos Elementos do Jogo nas Categorias de Base

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Adaptação das dimensões do campo e componentes do jogo ao longo das categorias

Grupo: CEFOR-UFJF* Autores: Alex Nascif, Thadeu Rodrigues, Marcelo Matta e Luiz Fernando Sousa

O futebol é um dos esportes com maior número de espectadores e praticantes ao redor do mundo. Um dos motivos para esta paixão pode ser justificado pela imprevisibilidade do jogo, onde nem sempre a melhor equipe ou o melhor elenco vence, pois é possível que um grupo menos qualificado seja mais efetivo, através de melhor estratégia, melhor gestão do espaço de jogo ou eficiência. Assim, percebe-se a importância que a tática, aqui entendida com gestão de espaço, seja considerada uma dimensão de extrema importância no processo de formação do jovem futebolista ao longo do tempo. Sabe-se que durante a formação do futebolista deve-se adequar as exigências dos treinos e das competições de acordo com suas características de crescimento, desenvolvimento e maturação biológica (MALINA et al., 2004). No entanto, é comum observarmos um desrespeito a este conceito, submetendo os jovens praticantes a treinos e a competições nos moldes dos adultos, ou seja, levando uma criança ou um jovem a ter de gerir um espaço do campo semelhante ao do adulto. Ao pesquisar sobre o tema, encontramos competições estaduais e regionais onde crianças de 10 até 13 anos competem em formato de 11×11, com traves, bolas e dimensões do campo semelhantes aos dos adultos. Observando este cenário podemos perceber o quanto contraproducente pode ser um jovem tentar preencher um espaço em que talvez nem um adulto consiga preencher de forma efetiva. Além disso, alguns estudos reforçam a ideia de que a expertise é atingida através da maior exposição possível em horas e práticas de qualidade na atividade em questão (CÔTÉ, BAKER, ABERNETHY, 2003; STARKES e ERICSSON, 2003). Esta informação nos leva a questionar, será que a criança estará sendo mais estimulada em um jogo de 11×11, em campos de medidas para adultos, ou em jogos de 5×5 ou 7×7 com medidas proporcionais? Este questionamento é baseado no fato de que o maior contato com a bola, parece possibilitar ao envolvido uma maior estimulação de tomadas de decisão e ações dentro do jogo, potencializando o seu desenvolvimento cognitivo, motor e fisiológico de forma sistêmica. Atualmente, de acordo com o “Padrão FIFA”, as medidas do campo são 105m x 68m, totalizando 7.140 metros quadrados (m²), exigindo de cada jogador a gestão de um espaço de aproximadamente 324m². Ao observamos o Campeonato Brasileiro Série A de 2015, o maior campo tem uma área total de 8.250 m² e medidas de 110m x 75m, enquanto o menor respeita o “Padrão FIFA” (Diário de Pernambuco). É possível observar, através de um cálculo de área em m² para cada jogador, uma diferença aproximada de 50m² por atleta, ou seja, em um jogo onde cada milímetro pode decidir uma partida, um atleta poderá ter 50m² a mais, tornando um interveniente na performance individual e coletiva. A fim de colaborar nas discussões de uma melhor adequação dos treinos e competições, de acordo com as características dos jovens atletas, o Centro de Formação de Jovens Futebolistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (CEFOR-UFJF) propõe uma adequação de dimensões de campo e componentes do jogo para cada faixa etária, baseando-se na Federação Inglesa de Futebol (THE FA) e US Youth Soccer, na qual busca de respeitar a densidade em m² por jogador, dimensões do campo e componentes do jogo ao longo dos anos. Estes dados se encontram a seguir:

* Fica opcional nesta faixa etária o uso de 2,13m x 6,40m ou 2,44m x 7,32m para as medidas da trave.

A adequação das dimensões de exercícios/jogos e do número de jogadores nos treinamentos de acordo com as características de crescimento e desenvolvimento do atleta é algo que foi e é amplamente discutido. Acreditamos que pelas mesmas razões é lógica a necessidade de adequação das dimensões do campo e número de atletas em competições. Tal conduta permitirá a presença, em ambiente competitivo, de constrangimentos compatíveis com o nível de desenvolvimento do atleta, maximizando o seu processo de formação em longo prazo em todas as dimensões do jogo (Tática, Técnica, Física e Psicológica).

BIBLIOGRAFIA:

BAKER, J.; CÔTÉ, J.; ABERNETHY, B. Sport-Specific practice and the development of expert decision-making in team ball sports. Journal of Applied Sport Psychology, Philadelphia. 2003; 15: 12-25. http://dx.doi.org/10.1080/10413200390180035 Malina RM, Bouchard C, Bar-Or O. Growth, maturation, and physical activity. Champaign: Human Kinetics, 2004. Starkes J, Ericsson KA. Eds. Expert Performance in Sports: Advances in Research on Sport Expertise. Champaign, IL: Human Kinetics Publishersed. 2003 THE FA. The FA Guide to Pitch and goalpost dimensions. Disponível em: www.thefa.com US Youth Soccer. Recommended goal/field/ball sizes and match format/duration.

Disponível em: http://www.usyouthsoccer.org/

*Centro de Formação de Jovens Futebolistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (CEFORUFJF)

Coordenador Técnico: Prof. Esp. Alex Nascif Contatos: wwww.futebolufjf.com / alexnascif@gmail.com

 

⚽️🇧🇷🏆 FRANCISCO FERREIRA
CEO do Centro de Excelência em Performance de Futebol 
Gestor Técnico / Executivo de Futebol 
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