WFA FOOTBALL COACH EVOLUTION – Junho / 2018
Dando continuidade à minha árdua e contínua jornada em busca da excelência em termos de qualificação para exercer cargos na gestão do futebol, tive a honra e o privilégio de ser um, dentre outros 26 alunos do mundo inteiro convidados para a mais avançada certificação da World Football Academy até hoje realizada: o “PRO COURSE FOOTBALL EVOLUTION – TACTICS” realizado nas dependências do Valencia CF da Espanha entre os dias 04 e 09/06/2018, portanto, poucos dias antes do início da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Mais uma vez, o genial (e polêmico) Raymond Verheijen se revelou inequivocamente como a mais brilhante mente do futebol mundial na atualidade! Não há muitas palavras que possam expressar a qualidade e intensidade de seu conhecimento, tanto em amplitude/abrangência, como em profundidade/detalhamento! Só mesmo passando pela experiência para se ter uma dimensão de sua intensidade e excelência.
A verdade é que, ninguém, até hoje, conseguiu teorizar e sistematizar o conhecimento relativo ao futebol como este holandês! Uma didática fenomenal que, partindo exclusivamente da prática, ou seja, do jogo propriamente dito como a referência objetiva, primordial, básica, ele consegue trazer aquilo que é aparentemente complexo para um nível de simplicidade, de coerência, de lógica, de detalhamento e com um qualidade simplesmente assombrosas!
Nos seis dias de curso, fomos levados à exaustão com aulas que começavam impreterivelmente ás 7:50h e terminavam às… 3:00h da MADRUGADA! Uma coisa insana! Coisa de doido mesmo! Um bando de NERDS do futebol promovendo debates acalorados que acabaram por gerar a construção de um novo conhecimento!
Dentro destes conceitos do Football Evolution – na verdade um passo adiante nas teorias da Football Periodisation e do Football Braining – pudemos descobrir e comparar os quatro estágios evolutivos dentro de uma perspectiva do futebol: Inconscientemente Incompetentes; Conscientemente Incompetentes; Conscientemente Competentes e Inconscientemente Competentes. Explicando melhor: O primeiro destes estados é onde se encontra a esmagadora maioria dos profissionais que atuam no futebol! São pessoas que estão neste meio ou por gostarem, ou por terem jogado profissionalmente e que seguem suas carreiras após a aposentadoria nos campos crendo piamente que a experiência prática os capacita a qualquer outra função dentro da modalidade. Acham que sabem muito! Nada mais enganoso! O fato de terem jogado pode até ser sim um ”plus” por lhes dar uma visão bem particular, mas pode ser também um fator negativo exatamente por acharem que, pelo simples fato de terem jogado, já sabem tudo sobre futebol. Resultado: se tornam meros repetidores ou copiadores do que vivenciaram! Logicamente que toda regra tem exceções, mas não é, de fato, uma coisa inteligente usar as exceções como norma! Outros tantos, principalmente aqui no Brasil, confundem o “gostar” com o “entender” de futebol! “E assim caminha a humanidade” dentro deste ambiente onde impera a subjetividade, o “achismo”, a opinião e/ou explicações baseadas na experiência pessoal! Um outro grande problema que percebemos é trazer profissionais, mestres e doutores de outras áreas das ciências, que nada entendem de futebol, para aplicarem seus conhecimentos específicos dentro deste contexto tão particular! Se quisermos realmente mudar o futebol, temos que promover pessoas que realmente tenham estudado árduamente e desenvolvido uma compreensão profunda do que realmente é o futebol!
Bem, o segundo estado é aquele em que há a “conversão”! Ou seja, o choque destes profissionais ao serem confrontados com o conhecimento baseado em referências objetivas, em fatos, em lógica e perceberem, caírem em si sobre o quanto realmente desconhecem de futebol! É chocante! Humilhante!… mas absolutamente necessário e revolucionário!
A partir daí surge uma verdadeira sede por este conhecimento e esta busca o levará ao terceiro estágio que é aquele em que este profissional do futebol começa a se tornar realmente um conhecedor do futebol (acredito, humilde e piamente, que estou ainda entrando neste estágio!).
Mas há ainda um último estágio que seria o dos “Masters of the Universe”! Aquela pequena fatia dos que alcançaram tal conhecimento e tiveram a oportunidade de aplicá-lo, colher os frutos e tornarem-se conhecedores profundos dos “o quês” e “porquês”, tendo então respostas embasadas, claras e coerentes de modo natural e automático: INCONSCIENTEMENTE COMPETENTES! Ou seja: O estado da arte! O expert! Aquele que está no “flow”, no automatismo de quem já domina amplamente o tema!
Após a formulação da revolucionária Teoria da Periodização do Futebol e do difusão mais recente da Teoria do Football Braining, esta experiência dentro do Football Evolution gerou um documento que será formatado e divulgado possivelmente em livro sobre as questões referentes ao treinamento tático através de jogos de posicionamento, jogos de passe, jogos de condicionamento, etc. Revolucionário! O treinador que compreender isto, vai sempre ter ás mãos conteúdo/embasamento para aplicação de cada unidade de treinamento ao longo de toda uma temporada sem ter que quebrar a cabeça ou improvisar situação apenas para quebrar o galho! Pelo contrário, haverá uma gama de informações contextualizadas e sistematizadas que o auxiliarão na aplicação em sequencia lógica de conteúdos coerentes e dentro de uma progressividade segura e produtiva para a construção de uma equipe competitiva, bem condicionada, sem fadiga e onde o treinador poderá usar sempre os seus melhores jogadores. Lembrando mais uma vez: Tendo sempre o jogo e suas ações como referência objetiva. Respeitando uma hierarquia do futebol: 1º Tática (comunicação + tomada de decisão); 2º Técnica (execução da decisão); 3º Físico (condicionamento para execução de todas as ações do futebol). Ações do futebol: Melhores ações + Mais ações por minuto + Manter melhores ações + Manter mais ações por minuto.
Simples, lógico, coerente, embasado, aplicável, organizado!!! Sem meias palavras, este é o futuro do bom futebol!
Assim, sendo eu, hoje, como único brasileiro detentor de todas as certificações da World Football Academy, me apresento como um gestor de futebol disponível no mercado para os clubes que quiserem investir em um projeto consistente de médio a longo prazo, na construção de um DNA, que vise, dentre tantas outras coisas, também, padronizar o seu modelo de futebol desde as categorias de base, aumentando assim, tanto o seu índice de aproveitamento de atletas formados em casa como também as chances de desenvolvimento e manutenção de um ciclo virtuoso prolongado para o time principal.
Saudações!
Share Now
Related Post
Desenvolvido por . Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário