⚽ CRUZEIRO: QUANDO O CAOS PODE SER UMA BENÇÃO – UMA REVOLUÇÃO NO HORIZONTE!
Quem ama o futebol e acompanha o que está acontecendo no Cruzeiro fica atônito, perplexo mesmo sobre como foi possível que algo assim pudesse acontecer ao clube. Eu, particularmente, não me surpreendi desde o momento em que anunciaram Itair Machado como homem forte do futebol do clube! Conheço a peça e sua fama desde a época do Ipatinga! Um psicopata sem nenhum limite, sem freio moral ou um mínimo compromisso com a ética! Ponto!
No entanto, como alguém que vem estudando a fundo a área da gestão do futebol nos últimos anos, percebo que se vislumbra no horizonte uma oportunidade de ouro para uma mudança radical nos rumos da instituição! Acredito que uma revolução poderá ser iniciada ainda neste ano ou no mais tardar no próximo – véspera de seu centenário! – pois há uma sensação intensa de que as investigações em curso logo levarão essa quadrilha para a prisão, abrindo caminho para que pessoas idôneas assumam o clube e, dadas as circunstancias, tendo a faca e o queijo nas mãos, para que possam promover as mudanças que nenhum presidente na história do clube teve a coragem ou condições políticas para realizar até hoje!
Dentro do que temos proposto, começando por “quem faz” (RH) – o clube só existe em função de pessoas, logo, é também conduzido/gerido por pessoas! – a base de toda mudança está logicamente em… Pessoas! Recursos humanos!, que deverão ser escolhidos a dedo e obedecendo a 3 critérios básicos: 1) IDONEIDADE (com certeza em primeiro lugar, dada a colossal ojeriza causada exatamente pela absoluta falta dela na atual gestão!), 2) Comprovada COMPETÊNCIA (chega de apadrinhamentos, indicações políticas ou nepotismo! Basta deste modelo de domínio feudal de alguns clãs sobre o clube! Basta de nomear chefes de torcida como diretores no clube!) e 3) Nível de ATUALIZAÇÃO , capacidade de INOVAÇÃO, ou de se estar antenado com o momento histórico e as tendências para o futuro!
Passamos ainda pelo “com o quê” ($$$) da gestão financeira, fundamental para a geração dos recursos necessários para a “reconstrução” do clube e, finalmente, pelo “como” (METODOLOGIAS) relativo às ideias/metodologias/inovações para a área Técnica-Desportiva, necessárias a uma nova realidade que obrigará à busca pelo “Erro ZERO!” como única forma de se conseguir fazer frente a competidores financeiramente mais poderosos!: Como enfrentar daqui pra frente o poderio de um Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio…?!
As empresas, corporações, instituições, escolas, clubes… enfim, TODOS!, devem se preparar para uma revolução já em curso, mas para a qual muitos ainda não acordaram, ou ainda estão meio sonolentos: A REVOLUÇÃO DIGITAL! A chamada QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ou REVOLUÇÃO 4.0!
O Cruzeiro precisará investir pesado nas áreas do marketing institucional, marketing digital, marketing direto… MARKETING em todos os níveis!, TI, análise de tendências de mercado e áreas afins, pois o futuro, a sobrevivência, está nestas áreas! Há uma nova geração sendo lançada no mercado e assumindo os postos de trabalho. Um público consumidor, formador de opinião e tendências completamente diferente da nossa geração (eu sou um cinquentão!) e da geração de nossos pais, que foram/somos os chamados “Baby Boomers”, nascidos na esteira do otimismo e prosperidade do pós guerra (1946 a 1964): pessoas que viviam num mundo relativamente estável de carreiras dentro de uma única empresa até se aposentarem, ou de consumo de bens duráveis através de hipotecas/financiamentos de uma vida, como a casa própria, carro, etc. Em nosso lugar estão aí as gerações X (filhos dos Boomers, nascidos de 1965 a 1980 e poucos), Y (ou Millennials, os primeiros a chegar à idade adulta após a virada do milênio) e Z (os Digitais, nascidos à partir do final dos 90’s). Já a geração Alfa, é a dos bebês e criancinhas de hoje, ainda não muito bem definidas como serão em termos de tendências. Essas gerações Y e Z são exigentes, mimadas, não gostam de ser mandados, acreditam que “merecem” as coisas, antenadas, tecnológicos, digitais, volúveis, que não gostam de rotinas, pouco fiéis às marcas e que são defensores de um “mundo melhor” para todos, mas que, paradoxalmente, são exageradamente egoístas e hedonistas: não se preocupam em adquirir os bens que os Boomers valorizavam, até porque, com os seus perfis impacientes, afeitos a mudanças constantes, encaram um mercado de trabalho e imobiliário extremamente competitivo onde não conseguem renda suficiente para tal! Logo, querem viver!, querem VIVÊNCIAS! EXPERIÊNCIAS! SENSAÇÕES!… e é aí que entramos: Que tipo de experiência os clubes de futebol tem proporcionado aos seus torcedores ou a este enorme público consumidor em potencial?
As empresas do futuro serão obrigadas a ter cada vez mais claros qual é o seu negócio, a sua missão, os seus valores e propósitos! Não apenas como meros quadros na parede, mas enraizados na conduta de seus funcionários e nas ações, campanhas, políticas, etc.: Responsabilidade social, ecológica, fiscal, engajamento em causas, dentre outras.
PAIXÃO + RAZÃO: O produto (futebol) é muito dependente da PAIXÃO que ele desperta! A paixão é impulsiva: pode levar a uma adesão instantânea, imediata, mas é a razão que fideliza! Exemplo: Um torcedor pode decidir, pela paixão, aderir à experiência de um MATCH DAY com toda a família. Se o custo for acessível, se a experiência for boa, se a família realmente se divertir, for bem tratada, receber realmente aquilo que a promoção promete, a razão então se encarregará de levar à fidelização, que nada mais é do que repetir a experiência mais vezes/comprar novamente ou indicar o produto!
Os 5 Ps do Futebol se resumem a: Público + Preço + Produto + Praça + Promoção! Onde se acrescenta o “P” mais importante dentro da cultura do futebol, o PÚBLICO! TORCEDOR! CONSUMIDOR!
Há um potencial enorme e crescente para exploração das inúmeras possibilidades proporcionadas pela tecnologia e as mídias sociais. Uma conexão instantânea e troca de informações nunca vista antes e que vai ainda crescer de modo exponencial com o que vem pela frente em termos de banda 5G ou 6G, realidade virtual, inteligência artificial, big data, impressão 3D, etc.
Temos também uma ideia revolucionária… e polêmica! Amadurecendo! No momento certo iremos revelar. Vai gerar críticas, ceticismo, talvez até chacotas… mas que é mesmo revolucionária e, a partir do momento que um primeiro clube a lançar, certamente será logo copiado! Uma verdadeira quebra de paradigmas que mudará definitivamente as ações interativas entre os clubes e seus fãs, constituindo-se numa inimaginável nova fonte de receitas!
Há uma oportunidade real de se dar um salto de qualidade através do redesenho de seu modelo de gestão! Idoneidade + Competência/Conhecimento + Atualização/Inovação + Ousadia + Transparência + Credibilidade + Austeridade + Organização + Gestão Estratégica + Novas Fontes de Receitas = CRUZEIRO FORTE NOVAMENTE!
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