⚽ O QUE É O JOGO DE FUTEBOL E QUAL É O CAMINHO PARA UM CLUBE COMO O CRUZEIRO?
(Foto: Beto Magalhães / EM DA PRESS)
Amigos,
Sem me arvorar como um dono da verdade – pelo contrário, “só sei que nada sei” ou, “se há algo que aprendi, é que estou sempre aprendendo” – Gostaria de expor aqui em alguns conceitos, uma perspectiva um pouco fora do lugar comum sobre o que seja O JOGO DE FUTEBOL!
Um dos problemas do futebol brasileiro, dentre tantos outros, é que os “experts” o complicaram demais nas últimas décadas e acabamos tendo um futebol engessado e onde muitos excelentes profissionais em suas áreas: Fisiologia, fisioterapia, medicina, etc. (arrisco dizer: até mesmo entre os preparadores físicos, treinadores e jogadores), simplesmente não entendem, não compreendem, não conhecem ou não descobriram ainda a essência conceitual do que seja O JOGO DE FUTEBOL! Assim sendo, os conceitos que busco aqui desenvolver caminham numa direção contrária: SIMPLIFICAR O ENTENDIMENTO do que seja O JOGAR FUTEBOL!
Obs: Uma curiosidade que o leitor poderá notar é que todos os conceitos elencados abaixo estarão organizados em sete grupos de quatro em uma sequência lógica e interligada!
Ainda neste contexto dos “experts”, de acordo com a teoria do Football Braining desenvolvida por Raymond Verheijen, existem basicamente quatro níveis de conhecimento consciente e inconsciente:
(Primeiro grupo de 4 conceitos)
1º) INCONSCIENTEMENTE INCOMPETENTE: Estado de grande parte das pessoas que militam no futebol. Acreditam que por terem jogado ou acompanharem há muito tempo, são realmente capacitadas. Na verdade não tem nem noção é do quanto desconhecem. Muitos confundem o “gostar” com o “entender”. “Achismos”, opiniões estribadas em experiências próprias, subjetividades, etc. os fazem achar que já sabem o suficiente.
2º) CONSCIENTEMENTE INCOMPETENTE: Aquele que foi confrontado com o conhecimento profundo, objetivo e embasado. Caiu em si e reconhece o quanto ainda precisa aprender… Seria, por assim dizer, um despertar do limbo que gera muita reflexão!
3º) CONSCIENTEMENTE COMPETENTE: Continuou buscando a capacitação e se baseia neste conhecimento objetivo para embasar todo seu trabalho! Competência e excelência!
4º) INCONSCIENTEMENTE COMPETENTE: Atingiu o estado da arte! Vive em um “flow” natural, automático e contínuo. Capaz de produzir e gerar conhecimento inédito embasado no conhecimento objetivo e, a esta altura, já pode se embasar também em vivências já previamente adquiridas porque consegue ler nas entrelinhas! Mestre! Filósofo! Notório Saber!… Bielsa, Telê, Seirul-lo, Guardiola, Sarri, Verheijen… (Logicamente que toda regra tem suas exceções, mas exceções nunca podem ser usadas para defender ou justificar teorias!)
Abro aqui um parêntesis para o momento do Cruzeiro, onde o raciocínio deveria ser o seguinte:
(Segundo grupo de 4 conceitos)
1º) O Cruzeiro não terá mais, pelo menos durante um bom tempo (talvez até nunca mais!), como fazer frente a clubes como o Flamengo e o Palmeiras, por exemplo, em termos de qualificação do seu elenco através de contratações! Fato!
2º) A saída então, será realizar uma Gestão Técnica-Desportiva de excelência, minimizando a sua margem de erros a fim de otimizar a performance, tentando ser o mais competitivo possível contra essas equipes, e isto envolve os dois próximos conceitos:
3º) Formação: A implantação de um Departamento Científico de altíssimo nível que deverá atuar de modo integral desde as categorias de base até o profissional para a formação de uma nova geração de jogadores 1) Rápidos, 2) Técnicos, 3) Inteligentes e 4) Responsáveis, (trabalho de grande responsabilidade e que demanda médio e longo prazo);
4º) Performance: Buscar as metodologias mais avançadas/atualizadas de treinamento, recuperação, prevenção, reabilitação e otimização da performance atlética e humana.
O objetivo é ter, ao longo de toda a temporada, uma equipe sempre dentro das condições abaixo:
(Terceiro grupo de 4 conceitos):
1º) Altamente CONDICIONADA +
2º) SEM FADIGA (a fadiga é a maior inimiga do atleta) +
3º) SEM LESÕES (a fadiga é também a principal causa das lesões musculares) +
4º) TATICAMENTE AJUSTADA: Como consequência de não termos fadiga – “Freshness” – e consequentemente termos poucas lesões, o treinador terá sempre os melhores jogadores à sua disposição para desenvolver ao máximo o seu modelo de jogo (Ajuste tático, partindo-se, lógico, do pressuposto de que o seu treinador seja competente para desenvolver este aspecto!).
Ou seja, uma equipe: Condicionada, sem Fadiga, sem Lesões e Entrosada/Taticamente Ajustada!
Tudo isto se reflete numa chamada HIERARQUIA do FUTEBOL que se resume na sequência alfabética C+D+E+F, ou seja:
(Quarto grupo de 4 conceitos):
1º) Vem o C de COMUNICAÇÃO = Tática: Como os jogadores se comunicam de maneira verbal e não verbal dentro do jogo, com poucas lesões e, consequentemente, treinando e jogando juntos por mais tempo, acabam conhecendo melhor a maneira de jogar uns dos outros, se entendendo melhor, já sabendo/prevendo o que cada um vai fazer dentro de campo em variadas situações de jogo;
2º) Vem o D de tomada de DECISÃO = Tática também! Ou inteligência de jogo, leitura de jogo: o jogador dotado da capacidade de pensar e decidir, rápida e acertadamente, o que fazer dentro de campo sob pressão de tempo e espaço;
3º) Vem o E de EXECUÇÃO =Técnica: a aplicação da técnica, ou seja, de todos os FUNDAMENTOS do futebol, de modo rápido, preciso e econômico para executar os gestos técnicos para uma jogada de modo bem sucedido, eficaz, eficiente;
4º) Vem o F de FÍSICO, que, na verdade, não é, como muitos podem imaginar, meramente a aptidão para correr, saltar, etc. em alto nível de rendimento, mas sim a capacidade para executar todas as AÇÕES (o que) do futebol (C+D+E):
Em suma, essas chamadas AÇÕES do FUTEBOL são:
(Quinto grupo de 4 conceitos):
Apenas para exemplificar: Supondo que iniciou-se a partida com a saída de bola pela equipe adversária. Sua equipe estará então em:
1) ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA (até recuperar a posse de bola) =>
2) => TRANSIÇÃO OFENSIVA (assim que recuperou a posse de bola, passam imediatamente a buscar uma nova recomposição, agora ofensiva) =>
3) => ORGANIZAÇÃO OFENSIVA (até fazer o gol, ou perder a posse da bola) =>
4) => TRANSIÇÃO DEFENSIVA => (assim que perdeu a posse de bola, passam imediatamente a buscar uma nova recomposição, agora defensiva para recuperar o bola novamente, seguida por uma Organização Defensiva de novo…).
Ou seja, um ciclo ou moto perpétuo que acontece o jogo inteiro (ou seu time está com a bola, ou está sem a bola)…
Há um outro conjunto de Ações do Futebol, mas com particularidades à parte que são as chamadas Bolas Paradas!
Curiosidade: ORGANIZAÇÃO = A disposição ou ocupação por parte dos jogadores dos espaços dentro do campo. TRANSIÇÃO = A atitude da equipe! Como os jogadores se comportam: Se lançam em marcação pressão sobre o portador da bola para recuperá-la? Se recompõem rapidamente após a perda? Se lançam em velocidade ao recuperarem a posse da bola?
As transições tem a ver com o próximo grupo de quatro conceitos, a seguir:
Já o MODO (o como), significaria, em termos de performance:
(Sexto grupo de 4 conceitos):
1º) Executar as MELHORES AÇÕES (qualidade/precisão/eficiência/velocidade);
2º) Executar MAIS AÇÕES POR MINUTO (intensidade/densidade);
3º) MANTER a execução das MELHORES AÇÕES (manter qualidade os 90 minutos);
4º) MANTER a execução de MAIS AÇÕES POR MINUTO (manter intensidade os 90 minutos);
Os PRINCÍPIOS que determinam o que é uma BOA / MELHOR AÇÃO do FUTEBOL são P+M+D+V:
(Sétimo grupo de 4 conceitos):
1º) Melhor POSIÇÃO;
2º) Melhor MOMENTO;
3º) Melhor DIREÇÃO;
4º) Melhor VELOCIDADE.
Configurando o melhor movimento ou gesto técnico, ou execução de um ou mais fundamentos.
ISTO É O FUTEBOL! O FUTEBOL DE QUALIDADE! Quem compreender isto e conseguir aplicar, já tem meio caminho andado para alcançar uma boa performance!
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