GESTÃO E “JESTÃO” DO FUTEBOL
Como já publiquei anteriormente, sob o meu ponto de vista, a gestão de Ronaldo “Fenômeno” e sua equipe à frente do Cruzeiro SAF é simplesmente exemplar! Irretocável! Vem seguindo à risca o manual de uma gestão racional e responsável, coisa que venho defendendo para o futebol brasileiro há mais de dez anos.
Posso dizer que participei ativamente do processo de denúncia dos malfeitos no Cruzeiro desde o fatídico dia 02 de Outubro de 2017, quando ao se encerrarem as apurações das eleições no clube, foi anunciado que Itair Machado seria o novo homem forte do futebol do clube! Ao receber a notícia, eu arrepiei, literalmente!, não acreditando que um clube da grandeza do Cruzeiro Esporte Clube pudesse estar sendo entregue nas mãos de alguém com o histórico daquele capiau trambiqueiro. Ali mesmo comecei a denunciar e, em conversa com meu amigo Alexandre Barroso, este foi profético ao taxar: “Anote o que eu vou te dizer: rebaixamento a vista”! No que concordei com ele… e o resultado realmente não foi outro!
Pois bem, quando veio a denúncia no Fantástico, comecei a participar de vários movimentos, e mais ativamente do “Transparência”, criado por conselheiros do bem e torcedores ilustres, preocupados com o futuro do clube. Apoiei entusiasticamente o Sérgio Santos Rodrigues, crendo que por seu dinamismo e oratória moderna, ele realmente entendia do riscado… Quanta DECEPÇÃO! O cara se revelou um completo pavão, achando que com sua oratória de advogado e batendo no peito resolveria todos os problemas… pelo contrário, foi um completo juvenil na gestão do futebol, não tendo a mínima ideia nem da importância e muito menos do significado do que seja “blindagem do elenco” ou “blindagem do departamento de futebol”, quesito básico do básico para quem entende um pouquinho da cultura do futebol. Ou seja, o clube só não caiu para uma Série C por milagre!
Passado todo esse pesadelo, admito que o SSR teve dois méritos: Articular a aprovação da Lei das SAFs junto a políticos no senado federal e entregar a SAF Cruzeiro ao Ronaldo.
Mas… hoje, leio no jornal o SSR dizendo que o elenco que ele estava montando em dezembro de 2021, absolutamente impagável, diga-se, iria “performar” (mais um desses termos da moda que repudio) e assim se pagaria em 2022 mesmo que o clube não tivesse sido vendido! Puta que pariu, neste caso, ia é fechar as portas!!! Não aprendeu NADA! Me causa asco ler algo assim e de alguém que esteve lá e viu o caos financeiro de perto! Mas o que eu quero demonstrar com isso é que uma tão sonhada gestão racional, responsável e autossustentável estava longe de acontecer! Parece um desses discursos ocos, pra enganar trouxa, proferidos por quem sofre de dissonância cognitiva, como o corrupto Lula! Faz sentido, pois o SSR está em campanha para deputado! Graças aos céus que apareceu o Fenômeno!
Assim, analisando o modelo de Ronaldo, que possui aqueles três pilares básicos da sustentabilidade que eu prego há tanto tempo, que seriam Gestões de Excelência de RH, Financeira e Técnica, capitaneadas pelo competente Paulo André, e cujo escopo é, resumidamente: arrumar a casa e crescer paulatinamente, com consistência até se tornar autossuficiente, tomo a liberdade de fazer também um comparativo deste modelo com os modelo de Vasco e Botafogo (Matix, John Textor, 777 Partners…), ao que parece, focados, pelo menos até o momento, na injeção de recursos financeiros para trazer jogadores! Os resultados em campo mostram que Ronaldo está no rumo certo, enquanto os outros, aparentemente desconhecedores das particularidades do futebol e mais especificamente do futebol brasileiro, ou de seus endividados clubes, talvez ainda sonhando com o resultado imediato, que na verdade é um dos tumores de nosso futebol (o outro é o modelo associativo)!
Cruzeiro SAF já é case de sucesso e está mostrando o caminho das pedras. Quem for inteligente, copie! E concluo com o que eu sempre digo: “Gostar de futebol, não é o mesmo que entender de futebol”, e trazer gente competente em outras áreas para o futebol, sem que tenham um bom conhecimento do futebol e sua cultura, nem sempre poderá dar certo!
Francisco Ferreira
Gestor Esportivo
ceperf.com.br
Share Now
Related Post
Desenvolvido por . Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário