⚽ O NOVO CRUZEIRO DE PEDRINHO, MATTOS & CIA…

O NOVO CRUZEIRO DE PEDRINHO, MATTOS & CIA…

Como já defendi aqui neste espaço, o Cruzeiro deu dois grandes passos rumo à recuperação de seu status de gigante dentro do futebol brasileiro e sul-americano. O primeiro foi a gestão Ronaldo, absolutamente necessária para a reorganização e reconquista de credibilidade do clube no cenário.

A gestão Ronaldo, focada nos processos, acabou porém, por se mostrar muito afastada do torcedor e sua paixão. Com austeridade financeira, conduziram o futebol dentro do que se podia. Não tinha como fazer milagres, mas o trabalho nas categorias de base vinha sendo muito bem conduzido e tendo as mentes de Paulo Autuori e Paulo André se sobressaindo no processo.

Trata-se de um modelo de gestão que eu gosto e que representa assertividade e competência para se fazer um bom time dentro de casa, sem grandes custos, mas também mais difícil de conquistar títulos. Casos de times modestos conquistando títulos são a exceção e não a regra.

Seguindo nesta lógica, o retorno às conquistas demoraria um pouco, pois o time é modesto, sem estrelas, sem altos salários. Poderia até ter beliscado o título Mineiro, que estava nas mãos, mas foi por água abaixo na infelicidade do treinador Larcamón nas substituições, mas era visível que o Cruzeiro estava jogando no seu limite, tendo que performar com margem de erro próxima de zero.

Pois bem, passado o Mineiro, eis que veio uma bomba: a aquisição da SAF pelo apaixonado Pedro Lourenço, o Pedrinho BH! A torcida foi ao delírio, pois se prenunciava que agora o clube iria investir na contratação de grandes jogadores, daqueles que entram e fazem a diferença.

Alexandre Mattos é um dos mais dinâmicos executivos de futebol do país. Muito bem relacionado e antenado no mercado, com grande capacidade de convencer treinadores e jogadores a virem para o seu clube. Se a gestão anterior era mais focada nos processos e nas ciências, a atual parece ser mais de mercado e relacionamento. Com certeza este segundo passo é importante e trará alegrias ao torcedor, que verá o Cruzeiro voltando a ser protagonista com os 200 milhões que o Pedrinho prometeu liberar para o Mattos, agora como CEO de Futebol, buscar no mercado a capacitação do elenco.

No staff vieram o experiente Paulo Pelaipe, mais Edu Dracena, Adílson Batista, dentre outros. Que a experiência deles ajude a segurar o impulsivo e apaixonado Pedrinho, que já deu algumas declarações polêmicas, como por exemplo: “O treinador vai ter que trabalhar com os jogadores que a diretoria indicar!”. O certo, Pedrinho, seria contratar em conjunto com a comissão técnica! Estudarem os nomes juntos. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O argumento de que tem treinadores que escolhem os jogadores e depois vão embora tem lá uma certa razão, mas cabe também à diretoria dar as condições necessárias: bancar continuidade ao treinador, dar-lhe peças de acordo com seu modelo de jogo, etc. Outra declaração eu tenho certeza que ele aprendeu com o finado Benecy: “É desperdício de dinheiro levar o 3º goleiro nas viagens!”. Bem, se olharmos por outro ângulo, as comissões técnicas hoje estão muito maiores, com cinegrafistas, nutricionistas e até psicólogos viajando com o time, mas sabendo-se que o 3º goleiro geralmente é um jovem vindo da base, não seria uma forma de acelerar a formação deste garoto, ao permitir que ele esteja inserido dentro do ambiente de jogos fora, com torcida adversária, tendo uma convivência mais próxima com os demais companheiros mais experientes?    

Pois bem, passada a novela Dudu, fica reforçada aquela máxima: Só anunciar um reforço depois do contrato assinado! Fica o aprendizado.

Acho que o Cruzeiro pode engrenar com a chegada dos reforços e, quem sabe, até mesmo disputar títulos ainda neste ano. O time é organizado, bem treinado, o ambiente é bom, salários são pagos em dia, o time vem fazendo o dever de casa no Brasileiro e na Sula… torcedor está confiante e com razão!

Saudações!

 

Francisco Ferreira

Gestor de Futebol

ceperf.com.br

 

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário