⚽ NÃO RIAS DE MIM ARGENTINA!

Foto: Getty Images

 

NÃO RIAS DE MIM ARGENTINA

Amigos, sei que sou chato e insistente em alguns temas referentes a futebol, religião, política, etc… mas não sei agir diferente. Minha saudosa mãe já dizia que eu queria mudar o mundo… talvez ela estivesse mesmo com razão. O fato é que eu não me conformo com coisa errada. Não que eu seja perfeito, longe disso e muito pelo contrário: reconheço minha condição de miserável pecador, por isso mesmo sou um Cristão, e com caráter, ética, conduta, eu sempre procuro agir, mesmo que em prejuízo próprio… sempre digo o que penso.

Abomino o “jeitinho brasileiro” da malandragem, do “se dar bem a qualquer custo”, forjado desde a colônia numa amálgama das culturas ibérica do privilégio, africana do misticismo e indígena da indolência que resultaram nesta atual “República de Banânia”, onde a corrupção não é apenas tolerada, mas acabou por ser mesmo institucionalizada!

Hoje, mais experiente, estou mais flexível em relação a alguns conceitos. Aprendizado tem que ser diário e enquanto eu viver, assim como também ter humildade para reconhecer erros e mudar de ideia ou de rota, não ao ponto de ser como o Raulzito, “uma metamorfose ambulante”, mas aberto a ouvir, ponderar e, se convencido, endossar a ideia do outro.

Já defendi aqui a vinda de treinadores estrangeiros… ainda defendo, mas já sem tanta ênfase. Defendi os modelos metodológicos de treinamento dos europeus. Defendi o tik-taka do Pep; a Periodização Tática, etc., etc… hoje nem tanto! Não que sejam ruins, muito pelo contrário, mas a realidade dos fatos e a leitura de alguns autores brilhantes, me fazem hoje questionar: adotar tudo isso foi realmente bom para o nosso futebol? Ou.. não poderíamos ter adotado ou adaptado sem abrir mão da nossa essência?

Vejamos o passeio da Argentina sobre a nossa seleção nesta semana pelas eliminatórias! Ou ainda o jogo horroroso que foi o de ontem entre Corinthians x Palmeiras na final do Paulistão… aquilo não é futebol! Parecia rugby, futebol americano, vale tudo… truncado, trombadas, peitadas a cada falta, e o que falar da deplorável falta de respeito à arbitragem?! Os jogadores, treinadores e comissões técnicas estão pilhados demais! Como sabiamente diz o Luxa: “o medo de perder, tira a vontade de ganhar”!… ou seja, esquecemos de JOGAR BOLA!

Jogos Eternos - Argentina 4x1 Brasil 2025 - Imortais Do Futebol

Foto: Juan Mabromata / AFP

Tumulto entre jogadores do Corinthians e jogadores do Palmeiras durante partida no estadio Arena Corinthians pelo campeonato Paulista 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Coincidentemente, vi nestes últimos dias dois vídeos maravilhosos, um de 1981 daquela grande seleção de Zico & Cia se preparando para a Copa de 82 e outro do também excelente time de 2005 em preparação para a Copa de 2006. Em ambos, a essência do verdadeiro futebol brasileiro!

https://www.instagram.com/reel/DF0C-jrxmSY/?igsh=bXlpenRkandnZXR3

Jogos Históricos | Brasil 4 x 1 Argentina – Melhores momentos | Final da Copa das Confederações 2005

Reconheço que não há respostas e soluções simples para nossa crise de identidade, mentalidade, postura, ou seja lá o termo que quiserem usar. Contra a Argentina e na última Copa, me pareceu faltar um tempero que curiosamente, nunca faltou aos Hermanos: Sangue nos olhos! Detesto concordar com o torcedor: “Raça! Raça!”… muito simplista isso, mas… não há como negar: em foco, concentração, coração e coisas do tipo, estamos devendo!

A Argentina, que nos matava de raiva com a catimba e deslealdade no passado, mudou o chip há alguns anos e seus jogadores hoje se preocupam mais em JOGAR BOLA, estão mais civilizados, mas sem abdicar do SANGUE NOS “ZÓIO”! Vejo um De Paul, um verdadeiro leão todas as vezes que entra em campo, mas também com um futebol de grande qualidade. Sim, uma coisa não exclui a outra! Ver os camisas 10 que o futebol argentino produz, com absoluta técnica como Almada, ou jovens como Enzo Fernandez assim como a naturalidade/facilidade como joga a seleção, mostra que, ao que parece, eles talvez não tenham abdicado de sua bela e gloriosa história para fazer um CTRL-C / CTRL-V do futebol europeu, como nós.

Na minha opinião, futebol é reflexo da sociedade. O Brasil perdeu referências morais e onde impera o vale tudo, não tem como dar certo. Estamos girando, girando mas sem sair do lugar, estacionados no tempo. 

Ednaldo foi reeleito por unanimidade pelas federações cujos presidentes (da poderosa paulista à inexpressiva acreana, mas ambas com o mesmo peso 3 na votação) recebem a módica mesada de 150k mensais! Cabresto, compra de votos descarada! Projeto de poder! Perpetuação! Teixeira, Marin, Del Nero, Caboclo… todos de um mesmo grupo político! Todos envolvidos em falcatruas! Assombroso é saber que os grandes clubes também endossaram isso!

O Brasil da corrupção descarada e até mesmo celebrada, perdeu sensibilidade e poesia. A crueza deste mundo cão do vale-tudo para se dar bem, corrompeu nossa essência e nossa mentalidade. Não há mais heroísmo, ou sacrifícios por um ideal. Ficar rico, se dar bem, é o que importa!

Declarações polêmicas, infelizes e desnecessárias apenas para lacrar, causar, atrair likes… como foi infeliz o Rafinha! Os reflexos dentro de campo: trombada, peitar o adversário a qualquer falta mais dura… e assim esquecemos de “jogar bola”, de nos divertirmos driblando, fazendo gols, dando show!           

A tarefa é árdua e deveria começar na base: Educar! Proibir dar porrada; comemorações provocativas; declarações polêmicas; discurso inflamado na hora da oração; tirar peso/responsabilidade de sobre os ombros de crianças… ensinar a respeitar a arbitragem; respeitar e entender o adversário apenas como adversário e não um inimigo! Encarar o jogar como um prazer, uma diversão!

Sim, os problemas são muito mais profundos, complexos, e é exatamente isso que quero dizer sobre o “futebol como reflexo da sociedade”… a deterioração de valores já vem contextualizada/institucionalizada em praticamente todas as áreas. A árdua tarefa dos clubes é no sentido de tentar minimizar os efeitos nocivos dessas mazelas. Temo pelo futuro do país, pois nossos jovens estão sendo forjados numa cultura massificada de puro lixo e indolência, onde muitas vezes, os ídolos e modelos/exemplos de vencer na vida estão vindo do crime!  

Eu, particularmente, e sem nada de pessoal envolvido, defendo que está na hora da seleção brasileira ser dirigida por um treinador top estrangeiro. Porquê? Não que Dorival seja ruim, mas ele é apenas mais do mesmo: escravizado pela cultura e estrutura massacrante que rege nosso futebol. Um treinador como Ancelotti, Mourinho, ou mesmo o Abel, desde que seja acordado desde antes da assinatura do contrato, que a essência do nosso futebol deve ser resgatada, poderia contribuir com maior desenvoltura para o nosso retorno ao protagonismo no futebol mundial. A culpa não é do Dorival, do Diniz, ou do Tite, mas sim de uma conjuntura de um futebol dirigido por gente que não estudou o futebol. Há gente muito correta e competente lá, como meus colegas de ABEX Rodrigo Caetano e Cícero de Souza, dentre outros, mas há uma esfera política onipotente e blindada pelo sistema que não vai largar o osso! Ronaldo Fenômeno (quer nome com mais moral no futebol do que esse?) tentou entrar, mas foi sumariamente barrado no baile! Aprende R9: “Entidade privada sem fins lucrativos”… eles fazem o que querem! São o STF do futebol! Pra mudar, só com ruptura e adesão maciça dos principais atores: jogadores, clubes, sociedade!  

Tomo a liberdade de postar abaixo um texto muito lúcido do ex-goleiro Palmieri, e que vale muito a pena a leitura e reflexão. Diferentes óticas detectando os mesmos problemas:

“Mandar DEMITIR o Dorival da Seleção é mole!

Quero ver é você convocar, treinar e orientar um monte de marmanjos de cabelo pintado, brinco na orelha, todos com um futebol meia boca e a autoestima hospedada nas nuvens! Mas a culpa é do Dorival!

Quem viu Falcão, Cerezo e até o Dunga (Futebol Rústico) jogando na cabeça de área ou fazendo um rodízio na contenção, e vê hoje Bruno Guimarães, Matheus Cunha e Joelinton!!! Não dá amigo! De 10 bolas que Bruno Guimarães toca, 9 delas ele toca para trás! A culpa é do Dorival!

Até ontem, Ednaldo estava Presidente da CBF graças a uma canetada do Gilmar Mendes do STF! Se a CBF possui o controle das Federações e dos Clubes nas votações para Presidente da entidade, jamais haverá mudança! Mesmo que seus Presidentes sejam banidos do Futebol, presos pela Interpol, sofram impeachment por assédio moral ou sexual! A culpa é do Dorival!

Com a regra permitindo 9 estrangeiros em campo no Brasil, qual clube vai se preocupar e investir na base? Eram 02, depois 05, depois 07 e agora 09 estrangeiros. Em breve teremos 11 estrangeiros em campo! E os jovens brasileiros? No banco ou desistirão da carreira! Como muitos Dirigentes são ruins, incompetentes e irresponsáveis, os clubes também seguem devedores e inadimplentes! E a culpa é do Dorival!

Com a onda dos Treinadores estrangeiros sendo surfada por todos, em breve veremos também, 11 jogadores estrangeiros sendo treinados por um Treinador estrangeiro nos clubes brasileiros, PERDEREMOS nossa IDENTIDADE que sempre foi o improviso, a criação e o talento (será reprimido).

Mas, não se preocupem, basta demitir o Dorival!

E as BETS? Jogadores, Árbitros, Treinadores e Dirigentes se vendendo para faturar manipulando resultados? As BETS e até Agência das “Mulheres do Job” (vulgarmente conhecidas como as mulheres da vida, de programa ou prostitutas mesmo) nas placas de publicidade nos campos. Um show de antítese, do contraditório, da imoralidade e do que não é ético, dentro das 4 linhas. O que pode dar errado? Pra todo mundo, só o Dorival está errado!

Eu poderia enumerar uma dezena de outros motivos pela desgraça que o Futebol Brasileiro vem atravessando, as colocadas aqui são apenas a ponta deste Iceberg! Claro que Dorival tem parcela de culpa, a principal culpa do Dorival foi ter aceitado treinar essa seleção. Qualquer Treinador renomado (desses com muita reputação, dinheiro no bolso, sabedoria e inteligente) que olhar para frente, a próxima Copa, estudar o Brasil com seu peculiar desvio moral, e o atual estado da Seleção Brasileira, declinará do convite! Aqui não existe palavra, nem a Constituição é respeitada! Fora Dorival!

Os reflexos dessas afrontas ao Futebol e a todos os Flair Players ligados à bola são evidentes! Se Dorival for demitido, virá outro, e o sistema vai tratar ele do mesmo jeito! Ganhamos Copas, fazendo as coisas erradas fora do campo, contudo até aqueles momentos de Glória sobravam talentos em campo. Acontece que o sistema asfixiou e segue asfixiando a “Galinha dos Ovos de Ouro” e ela parou de botar os ovos! Dorival bota ovo?

Era uma vez, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho.. Romário e Bebeto.. Pelé, Tostão, Gerson e Jairzinho!

A mídia produz o conteúdo cítrico que o torcedor aprecia beber. FORA DORIVAL! Mas, a VERDADE ninguém quer falar e não falam porque existe INTERESSE financeiro por trás. Imaginem a Globo que detém o direito de transmissão dos jogos da Seleção falando toda essa verdade contra àqueles que assinam seus contratos e patrocinam suas transmissões? É melhor demitir o Dorival!

Sonha Alice!

Troca o peão e segue o jogo!

O pior cego é aquele (Torcedor) que não quer enxergar!”

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário