
⚽AMBIENTE + COMANDO + QUALIDADE = SUCESSO
Nos meus mais de 30 anos de atuação no futebol aprendi algumas coisas que são peculiares a este ambiente.
Jogador é bicho muito melindroso e como tal, o mais inteligente a se fazer SEMPRE, nas questões relativas à gestão de grupo, é resolver os assuntos internamente. Aprendi com meu saudoso amigo, Eduardo Maluf, que blindar o grupo e criar um ambiente de segurança e confiança mútuas é de fundamental importância no futebol.
Nunca vi o Maluf dar uma “dura” em público. Pelo contrário, ele sempre o fazia reservadamente e, mais ainda: sempre em sua sala, seu escritório, pois como ele dizia: “Procuro levar o jogo sempre para o meu campo”.
Analisando o ambiente meio conturbado do Cabuloso hoje em dia, me veio à memória alguns episódios marcantes e que nos ajudam a entender o quanto é importante manter o comando, mas sempre com prudência e sabedoria para gerir um ambiente tão heterogêneo, delicado e passional.
⚽O BAIXINHO SE TORNOU GIGANTE
Em 1995, Zezé Perrella assumiu como presidente do clube e logo de início mostrou a que veio. Houve uma festa de aniversário do jogador Macalé em Sabará. Na verdade, uma festa normal, tranquila, sem extravagâncias, mas como houve uma ocorrência de trânsito envolvendo alguns jogadores, o Zezé aproveitou e fez uma limpa no elenco rescindindo os contratos de nada mais nada menos do que cinco jogadores de uma só tacada. A partir daí, todo mundo andou na linha pois sabiam que o baixinho era brabo! Ganhou moral, se impôs, e teve uma gestão extremamente vencedora na sequência junto de seu irmão, Alvimar.
⚽UMA DECLARAÇÃO MAIS QUE INFELIZ
Em 2016, o time estava numa situação muito ruim. Paulo Bento era o treinador. O Cruzeiro foi jogar contra o Fluminense no Rio e tomou uma tamancada, além de apresentar um futebol abaixo da crítica. No calor do momento, o atacante Riascos deu declaração depois do jogo dizendo que estava tudo uma merda… foi o bastante para as rádios e TVs ferverem em cima do então diretor executivo querendo saber qual seria a postura do clube. Pressionado pelo seu passional vice-presidente, ele deu entrevista dizendo que o jogador não vestiria mais a camisa do clube, seria multado, etc., etc. Resultado: crise sem tamanho, processo judicial do jogador contra o clube e ainda ganhando o direito a uma boa indenização. Se sou eu o diretor, diria curto e grosso, o seguinte: “O assunto será resolvido internamente”! PONTO! Sem gerar mais polêmicas e sem dar milho pra bode!
⚽O PRESIDENTE MAMADO
Em 2017, fui visitar o Maluf, já enfermo, em sua casa, poucos meses antes de seu falecimento. Passei uma manhã inteira com ele numa resenha que sempre era uma verdadeira aula de gestão sobre as artimanhas do mundo da bola. Na época, ele estava no Atlético e me confidenciou sobre um presidente de sua época, que costumava tomar seu whisky todos os dias depois das 20h. Maluf já sabia que se o time perdesse, qualquer jogo que fosse, logo após o apito final, este presidente já ligaria completamente mamado e aos berros exigindo que ele, Maluf, mandasse o treinador embora. Macaco velho, ele sempre esperava o dia seguinte para, ao primeiro contato com o presidente, lhe perguntar: “Presidente, você se lembra do que me disse ontem”? – “Não, o que foi que eu disse”? – “Nada não, esquece”!… e assim, na experiência de quem sabe que não é trocando treinador a toda hora que se consegue ser bem-sucedido no futebol, Maluf foi levando, mantendo treinadores, e conquistando alguns títulos inéditos e de grande expressão para o Atlético.
⚽MUITO MAIS QUALIDADE
Aprendi também nos meus quase 12 anos no profissional do Cruzeiro, que para um time de Minas, RS ou PR, por exemplo, ser campeão contra equipes do eixo Rio-São Paulo, é necessário ter muito mais qualidade do que eles, jogar muito mais do que eles, pois se estiver no mesmo nível, a arbitragem quase sempre vai tender para o lado de lá… e a história mostra que isso é verdade!
Saudações!
Francisco Ferreira
Gestor de Futebol filiado à ABEX
ceperf.com.br
Share Now
Related Post
Desenvolvido por . Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário