TOMMY HILFIGER: IDEIAS ULTRAJANTES E O SUCESSO
Conversando com minha esposa, Andréa, que é designer de moda, mostrei a ela a história interessante de um famoso estilista americano.
Acredito que você já deve ter ouvido falar de Tommy Hilfiger, mas talvez você não sabia como ele conquistou fama da noite pro dia, e não propriamente por causa de suas roupas.
Como foi que um golpe de marketing absolutamente genial colocou Hilfiger no mapa antes mesmo de seus desenhos/produtos?!
Tudo passa por George Lois, o homem que levou a marca Tommy Hilfiger ao topo da indústria da moda em apenas algumas horas e com um único, mas extremamente ousado anúncio.
Estamos em 1985 e Tommy Hilfiger não é ninguém no mundo da moda! TH queria se tornar uma marca conhecida no mundo fashion e queria resultados o mais rápido possível, mas não sabia como… por isso, procurou Lois em busca de uma solução.
Louis então foi logo lhe apresentando uma ideia mais do que maluca: Comparar Hilfiger (um designer desconhecido) com as lendas já veteranas do mundo da moda, como Ralph Lauren; Calvin Klein e Perry Ellis!
Tommy quase teve um ataque cardíaco quando ouviu a ideia insana de Lois. Ele não queria absolutamente nada desse tipo. Comparar Tommy Hilfiger com os maiores designers americanos de todos os tempos?! Que loucura é essa?!
“Não posso fazer isso, vai parecer que estou me gabando. Esses caras são os ‘Deuses do Olimpo’ do mundo da moda”!
Lois sentou-se com ele e insistiu: “Ouça: Se você quer ser um nome na moda, precisará de milhões de dólares em anúncios, e mais: isso levaria anos! Mas se você quiser ser reconhecido amanhã, precisamos de algo escandaloso, agressivo, talvez até meio ultrajante! Algo que você deveria olhar e até achar mesmo que é um pouco insano!” Essa era a filosofia de Lois.
Então, mesmo que Tommy ainda estivesse meio relutante, eles decidiram veicular um anúncio simplesmente ‘sem noção’, em nada mais nada menos do que a Times Square em Nova York…
O fato gerou grande polêmica e as pessoas ficaram com aquilo na cabeça! Toda a 7ª Avenida quase teve um ataque cardíaco também! “Quem Tommy Hilfiger pensa que é? Comparando-se com Ralph, Perry e Calvin?”
Na semana seguinte, Tommy já fazia a sua primeira aparição no programa de Johnny Carson. Ele ainda estava constrangido e arrependido em meio a toda essa atenção, mas sabia que de agora em diante ele teria que viver de acordo com a imagem que Lois havia criado para ele. Então ele foi à luta, fez sua parte trabalhando mais do que nunca para corresponder às expectativas, e acabou se tornando rapidamente no designer de renome mundial que é hoje.
Jeremy Kuo – @jeremykuoo
CONCLUSÕES: George Lois turbinou a ascensão de Tommy Hilfiger ao estrelato e as principais lições desta história são:
- Ideias ousadas e ultrajantes chamam a atenção!
- Ideias assim só são vendidas e consolidadas quando são apoiadas pelo produto!
- Mesmo clientes bem-intencionados tentarão abortar boas ideias simplesmente por medo e timidez!
- Mas a lição mais importante é que: Tommy teve que se mostrar à altura da reivindicação de qualidade comparada à dos grandes estilistas quando esta foi lançada. E ele trabalhou duro para cumpri-la. Lois não convenceu os clientes a confiar na Hilfiger; ele convenceu Hilfiger a confiar em si mesmo!
Essa história me lembra os filmes de superação pessoal que sempre me atraíram e continuam a atrair com essas doses de ousadia e até mesmo alguma irresponsabilidade, pois o que teria sido de Hilfiger se não tivesse conseguido atender às expectativas em torno de seus produtos?
Saudações!
Francisco Ferreira
Gestor de Futebol
ceperf.com.br
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