NEYMAR, O POBRE MENINO RICO
A princípio não me interessei, devido a um certo desgosto meu pelos rumos do futebol atual, mas depois que minha esposa assistiu e me recomendou, fui conferir a série da Netflix, “Neymar, o Caos Perfeito” e confesso que até gostei!
Não sei se foi proposital a tentativa de mostrar um homem com suas falhas e fraquezas, o que é até louvável, mas em alguns momentos soa artificial. Porém, o conjunto da obra deixa transparecer que Neymar não é feliz, nem se sente realizado.
Vejo nele, o único jogador brasileiro fora de série na atualidade. Temos sim, muitos ótimos jogadores, mas não mais gerações como Pelé, Tostão e Rivellino, ou Zico, Sócrates e Falcão, ou Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho… Embora Neymar sofra muita rejeição, é fato inconteste o seu enorme talento! Capaz de jogadas geniais e de rara beleza plástica, pesam, no entanto, contra ele, várias críticas como, “cai-cai”, simulador, “firuleiro”, pouco objetivo, fisicamente frágil, inconstante, mimado, taticamente improdutivo, etc., etc. Discordo em parte, e sei que ele apanha muito, e apanha exatamente porque não foge à luta, à responsabilidade, partindo sempre pra cima dos marcadores e sendo parado na pancada! Talvez lhe falte a tal objetividade pelo fato de muitas vezes tentar a jogada individual no meio de campo, por exemplo, e não estrategicamente próximo à área adversária, o que seria mais produtivo! Se também conseguisse suportar apanhar mais calado, sem rolar e se contorcer como se estivesse morrendo a cada falta, seria com certeza muito mais benéfico para a sua imagem!
Sim! Falta-lhe um título de expressão como protagonista, como uma Champions ou uma Copa do Mundo. Naquele absolutamente espetacular jogo dos 6 x 1 do Barça sobre o PSG pela Champions em 2017, acreditei que ele havia finalmente desabrochado para conquistar o mundo, mas… e aqui começo a duvidar se um dia ele vai conseguir: A série mostra um homem de 30 anos de idade, mas que muitas vezes ainda se comporta como um menino! Ele demonstra uma irritante dependência da presença rotineira dos “parças”. Ele até parece, ali, entre familiares e amigos, com sua voz mansa e semblante tímido, ser humilde e do bem, mas sua risada algumas vezes parece forçada. O pai é simplesmente onipresente e parece ser obcecado apenas pela “IMAGEM” = “$$$” de Neymar! Chega a ser quase repulsiva, quase paranoica essa sua preocupação! Parece só enxergar o dinheiro — diretores do Barcelona tem pavor da truculência dele — assim como parece também falar o tempo todo daquilo que já conquistaram financeiramente… tudo bem que isso é sim, digno de nota, e deve-se considerar também a origem humilde, os perrengues pelos quais já passaram, a satisfação de verem onde chegaram enquanto pessoas que vieram do nada, mas a impressão muito forte que passam é a de que Neymar pai acabou sendo, em certo sentido, também muito prejudicial ao amadurecimento de Neymar Jr.
Neste turbilhão que parece ser a vida de uma figura pública com as dimensões alcançadas por Neymar, muito graças à essa era digital e midiática, da informação instantânea e ao alcance de quase todo o planeta, Neymar acabou sendo muito paparicado e não cresceu! Tem um staff enorme que resolve tudo para ele e isso deve ser muito triste. Como Neymar parece não ter crescido/amadurecido, tendo aos seus pés tudo o que desejar, bastando estalar os dedos, e ainda por cima foi aparecer para o mundo justamente nesta era hiper midiática, de celebridades e de ostentação, ele acaba se expondo demasiada e desnecessariamente. Acaba não se cuidando e, vira e mexe, se envolvendo em alguma polêmica perfeitamente evitável e dispensável.
Me lembro que durante a Copa de 2018, foi revelado que só o salário de Neymar, era algo em torno de 11 milhões de reais mensais, hoje já está perto de 17 milhões e isto sem contar os inúmeros ganhos com publicidade e patrocínios! Como jogador de futebol mais bem pago do mundo, se torna muito fácil para um menino que veio da favela, ter a cabeça virada pelas seduções de sexo, dinheiro e poder!
Seu mundo é meio over, meio cafona até, com aquela quantidade de brincos e pulseiras, de tatuagens, penteados exóticos e de roupas espalhafatosas, incluindo aí toda a família! A mãe, crente, humilde e claramente com baixa escolaridade, tenta segurar a onda com as orações e citações bíblicas, mas o fato é que mundo devora Neymar diariamente com suas seduções. Ele parece não ter estrutura para sublimar os prazeres e se dedicar à busca de uma vida mais focada e profissional. Messi e CR7 deveriam ser grandes espelhos para Neymar neste sentido.
Me lembro que na final do futebol nos jogos olímpicos de 2016, Neymar protagonizou uma das mais vergonhosas cenas quando, ao final do jogo — Brasil campeão, e com gol dele — com uma faixa na testa com os dizeres “100% JESUS”, partiu para a briga proferindo uma série de palavrões contra torcedores que o provocavam. Péssimo testemunho de quem se diz Cristão! A impressão é a de que há sim, muito o que aprender, crescer e amadurecer ainda… e eu, sinceramente, torço para que ele se encontre, principalmente agora: Neymar sabe que pode ser sua última Copa do Mundo! Deve estar motivado, se dedicando e o Brasil tem um ótimo time! Espero que o Tite seja ousado na hora em que precisar fazer algo diferente, como não foi contra a Bélgica na última Copa e levou um nó do técnico belga… mas estou otimista, pois a geração atual é muito mais talentosa do que a anterior!
Francisco Ferreira
Gestor Esportivo
www.ceperf.com.br
Share Now
Related Post
Desenvolvido por . Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário