⚽ “O FUTEBOL ACEITA TUDO?” 

 

“O FUTEBOL ACEITA TUDO?” 

“Ah… mas o futebol é assim mesmo”! Bem… há no mundo do futebol, e mais especificamente no futebol brasileiro, uma cultura coletiva inconsciente em que se confunde o “gostar” com o “entender”… logo, como todos gostam, todos acham que realmente entendem de futebol! Muitos programas de TV sobre futebol se parecem mais com uma mesa de boteco, com seus participantes arrotando suas “verdades absolutas” sem o menor pudor ou medo de parecerem ridículos! Recentemente tivemos um desses “entendidos” que rasgou elogios à “atuação” de um determinado jogador que nem havia participado do jogo que estava sendo comentado. Este mesmo raciocínio – “entendedores de futebol” – se aplica aos famigerados Conselhos Deliberativos, lógico que com as devidas exceções, mas em regra, verdadeiras mafiazinhas bregas de gente que se acha, mas meros torcedores!

Como o futebol não é um assunto de vida ou morte, como por exemplo, a medicina, a aviação, ou a segurança nacional, as coisas fluem muito na base da improvisação e da paixão! Ou seja, ninguém entra em um avião se não tiver a confiança de que o piloto passou por anos de treinamento e prática, ou numa mesa de cirurgia sem crer que o médico é um expert no assunto com anos de estudos e experiência clínica, assim como nenhum país entra em uma guerra se não tiver confiança na capacidade estratégica e de combate de seu comando militar, de suas tropas, além de possuir um arsenal adequado!

Então o futebol vai sendo… levado… aceitando até mesmo que algumas pessoas que seguramente nunca leram um livro na vida, caiam de paraquedas em seu ambiente, façam o que lhes der na telha, sem que ninguém impeça! O mesmo digo em relação a ex-atletas que não se prepararam e acham que ao encerrar a carreira basta fazer um cursinho de final de semana e já estão habilitados a exercer funções como treinadores ou gestores – sim, há as exceções – mas nunca se deve criar verdades baseadas em exceções.

Há pessoas sem um mínimo necessário de embasamento em referências objetivas, antes, empíricos ou aventureiros que confiam mais na sua experiência pessoal, na sua vivência ou experiência e que se escoram no bom network e no marketing pessoal para permanecerem neste meio onde é muito comum usar o nome, o apadrinhamento e a ação entre amigos. É também um ambiente ainda averso a inovações e em que o conhecimento muitas vezes é visto como uma verdadeira ameaça a estes profissionais adeptos mais da malandragem, da linguajem do vestiário e da boleiragem! Em regra, jogador entende é de jogar bola, de ambiente e cultura de vestiário… as exceções se contam nos dedos!      

Felizmente, este quadro vem mudando aos poucos, com uma nova geração de profissionais mais estudiosos e preparados chegando ao mercado, mas ainda precisamos que esta mudança chegue também nas altas cúpulas de comando do futebol, ainda dominado, de modo quase onipotente, pela esfera política!

O advento da SAF, finalmente atraindo investidores de modo efetivo, e a consequente profissionalização, além da iminente criação de uma liga nacional, deverá acelerar este processo e a figura dos quase eternos conselheiros, os corneteiros daquela chamada “turma do amendoim” com sua politicazinha baixa de futricas e fofoquinhas que dominam as sedes sociais do clubes, como as patotas das rodas de carteado, da sauna, da pelada, do bar… onde imperam egos e vaidades de uma gente cafona, brega, jeca, bêbada e ultrapassada! Muitas vezes, um bando de velhos gagás! Ridículos mesmo! – há as exceções – Mantenedores de um ambiente e estrutura venenosos, mas que, dentro em breve, assim espero, não terão mais voz ativa nos destinos de grandes agremiações do futebol brasileiro. 

A reunião nesta semana do conselho deliberativo do Cruzeiro com o satff da XP e da Tara (Ronaldo), mostrou de forma indelével o abismo que separava o futebol brasileiro da modernidade. Um verdadeiro festival de escrotices com perguntas ridículas e um palavreado vergonhoso, de gente que muitas vezes é alçado à condição de conselheiro de um clube pelo fato de ser um juiz, desembargador, político, ou alguma “otoridade” do tipo… Um palavreado jurídico-político empolado (vossa excelência; data vênia…) de gente que mal sabe falar um português correto! Deu pena e vergonha! Felizmente essa gente está perdendo poder! Já era hora!!! De outro lado, os jovens da XP e da Tara, representando uma nova geração de gente antenada e que sabe se expressar. Bastou ouvir a linguagem usada, que alguns podem até considerar como “nutella”: “NDA, players, case, remodelação, stakeholders…”, mas que sem sombra de dúvida demonstrou que sabiam exatamente do que estavam falando! 

Bem, não me canso de dizer que foi este modelo associativo das entidades privadas sem fins lucrativos e seus “com-velhos deliberativos”, que permitiu o endividamento sem fim do clube, assim como a entrada de verdadeiros gangsters na sua gestão. A Lei das SAFs, veio para soterrar essa excrescência!

Fato: O Cruzeiro EC é um clube FALIDO! Foi praticamente destruído por gestões temerárias! A entrada de um nome como Ronaldo é um sopro de vida que irá ressuscitar o clube e fará dele um case de sucesso bem antes do que se imagina! Como um paciente terminal, o clube não pode se dar ao luxo de ficar comparando propostas de outros clubes. Tem que pegar o que tem e, pior: é isso, ou fechar! Como já citei em outro artigo, o fato de ter sido o pioneiro das SAFs entre os grandes clubes apresenta dois lados: Um, foi ter saído na frente e assim ter pego o melhor nome possível para representá-lo no mundo do futebol: Ronaldo Fenômeno! Por outro, é inevitável que modelos mais atraentes em termos de aporte sejam conseguidos por outros clubes que venham na sequência!

Na final do Mineiro deu a lógica e o CAM, pelo elenco e investimento feito tinha mesmo a obrigação de ganhar. O Cruzeiro foi até muito bem, encarando de igual para igual, mas na qualidade individual o Atlético merecidamente venceu. Não é hora de acusar A ou B… O time tem suas limitações com uma folha de 3,5 mi enquanto a do Atlético é de pelo menos 25 mi. O momento é de pés no chão, de dar moral para esse elenco, para os gestores, etc. Se houver a continuidade deste trabalho ora iniciado, esse time sobe! E é isso o que interessa ao Cruzeiro!

Percebi na apresentação da XP e da Tara aos conselheiros, algo que eu já havia previsto e percebido através dos movimentos e dos nomes já contratados: O enfoque nos três pilares que considero fundamentais para um projeto que vise a recolocação de um clube semidestruído no seu devido lugar: 

  • Gestão de Recursos Humanos: Profissionais de excelência contratados para tocar o projeto de reestruturação;
  • Gestão Administrativa e Financeira: Saneamento e enxugamento da máquina do clube gerando eficiência, resultado operacional e credibilidade;
  • Gestão Técnica do Futebol: Trabalho assertivo, criterioso, de montagem de um time competitivo mesmo com poucos recursos e ênfase na implantação do DNA do clube, metas e objetivos de curto, médio e longo prazos. 
    • Cria da Toca
    • Princípios de Jogo:
      • Ponto de partida para a contratação de treinador, comissão técnica, jogadores 
      • Protagonismo: Jogar com personalidade e identidade tanto em casa como fora
      • Dinamismo: Velocidade e movimentações contínuas em todo o campo
      • Ofensividade: Jogo vertical, ousado e agressivo com muitas finalizações, buscando sempre o gol
      • Intensidade: Buscar o tempo todo a pressão no adversário e a posse da bola
      • Competitividade: Time organizado e compacto
      • Qualidade: Proporcionar bom espetáculo ao público

Enfim, é simplesmente tudo aquilo que eu, como gestor esportivo venho escrevendo, defendendo e sonhando em, algum dia, ter a autonomia para poder implantar em algum clube com essa visão!

Meu amigo e meu ex-pastor, Ivênio dos Santos, sempre prega que tudo aquilo que nos humilha vem de Deus! Pois bem… eu vejo o desastre que assolou o Cruzeiro como algo absolutamente necessário para que houvesse uma purificação e um renascer… como o de uma fênix! Um ponto de mudança: Chegar ao fundo do poço, revelar os inúmeros pecados e recomeçar sem os vícios e a podridão que, ano após ano, eram ocultadas pelas conquistas dentro de campo.
Vejo hoje a situação do Atlético, com o seu milionário time atual voando em céu de brigadeiro, mas ciente de que há uma ilusão por trás de tanto dinheiro de terceiros injetado no clube nos últimos dois anos. Sua dívida já atinge a astronômica cifra de 1,4 bilhões! Cresce na ordem de 10 milhões mensais, ou seja, em cerca de 10% ao ano! Algo absolutamente surreal e insustentável! Até o seu presidente já declarou que se não fossem os recursos de seus mecenas, provavelmente estariam também disputando uma Série B!  https://twitter.com/futebol_info/status/1509912983006285824

Gestão profissional e sustentável são as palavras chave para uma nova era que se descortina no horizonte para o futebol brasileiro! Seremos uma espécie de NBA do futebol mundial! Tenho fé!    

 

Francisco Ferreira

Gestor Esportivo

www.ceperf.com.br

     

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário