⚽ MINAS ARENA / MINEIRÃO / FUTEBOL MINEIRO / CRUZEIRO / SAF

MINAS ARENA / MINEIRÃO / FUTEBOL MINEIRO / CRUZEIRO / SAF

Conforme o excelente e absolutamente pertinente texto do Gustavo Nolasco publicado no Superesportes de 05/04/23 (https://www.google.com/amp/s/www.em.com.br/app/colunistas/gustavo-nolasco/2023/04/05/interna_gustavo_nolasco,1477555/amp.html), há sim, muito o que ser devidamente investigado no imbróglio que tem colocado o Cruzeiro, torcedores, imprensa e a gestora do Mineirão em pé de guerra. Uma CPI seria muito bem-vinda e não só para investigar a Minas Arena, mas também a própria FMF, antro de corrupção e nepotismo há pelo menos cinco décadas!

Como de costume, as coisas neste Brasilzão, forjado desde sempre na cultura do privilégio e, consequentemente, na cultura da impunidade, não possuem mesmo um mínimo de transparência e/ou democracia. Políticos aqui são considerados como autoridades e não como servidores do povo, daí, legislando em causa própria, criaram ao longo de décadas, toda uma estrutura de privilégios e mordomias absolutamente escandalosos! Se tornaram sim, pessoas acima do bem e do mal e isto em todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal. São os notórios “Amigos do Rei”, as elites oligarcas que mamam nas tetas da nação desde a época colonial. 

Como não havia nada que se pudesse fazer para evitar, o Brasil acabou mesmo ganhando as concorrências para a Copa/2014 e Jogos Olímpicos/2016. Até aí, tudo bem, o problema é que, sabendo do histórico de pouca transparência e aparelhamento político das instituições, a certeza de qualquer pessoa minimamente esclarecida era a de que iria ser uma roubalheira só! E não deu outra! Afinal, o que esperar de gente como Lula, Cabral, Agnelo & Cia? Pois bem, tivemos estádios suntuosos construídos em locais onde nem há futebol direito: Brasília com seu estádio de mais de 1 Bi, Cuiabá, Manaus, Natal… E tome BRTs pra cá, hotéis pra lá… uma farra! 

https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/05/epoca-negocios-copa-do-mundo-da-corrupcao-saqueou-as-arenas-do-mundial-de-2014-no-brasil.html

Aqui em Minas as excrescências começaram pela decisão muito “inteligente” de se reformar tanto o Mineirão quanto o Independência ao mesmo tempo! Como consequência, tanto Atlético quanto o Cruzeiro quase foram rebaixados em 2011, TAMBÉM (não foi só por isto, claro!) por conta de serem obrigados a mandar seus jogos na Arena do Jacaré em Sete Lagoas. Na reforma do Independência, há uma parte superior das cadeiras onde o barramento/gradil fica exatamente na altura do campo de visão do torcedor… um espanto que nos dias atuais, em um grande centro urbano, se faça uma obra de engenharia com tamanho “capricho e genialidade”! Os vestiários ficaram parecendo saunas de tão quentes… e, finalmente, a mais absurda dentre todas as motivações para essas idéias “geniais”: Nenhum jogo seria realizado no estádio, que serviria como um mero equipamento acessório onde foram realizados apenas alguns treinos de seleções durante a Copa.

Em BH chamou a atenção a quantidade de hotéis sendo abertos para um evento de um mês de duração e com a cidade recebendo 6 jogos… alguém explica? Ou trata-se mesmo é de lavagem de dinheiro, como todos suspeitam?

Vamos agora ao Mineirão. Ok! Tudo certo que para receber uma Copa do Mundo, haveria de ser remodelado e modernizado segundo o caderno de encargos da FIFA, mas os contratos de reforma e gestão do estádio, confeccionados nos governos Aécio/Anastasia, segundo quem teve acesso aos mesmos, são sim, nebulosos e claramente lesivos aos cofres do Estado (leia-se: Povo)! Obra orçada na faixa de 700 Mi, à época! É a tal PPP… ou deveria ser PPPP: Propina Paga Pelo Povo?

Hoje, o estádio, que realmente ficou muito mais moderno e confortável, está priorizando shows musicais em detrimento do futebol, sua verdadeira vocação e razão de ser! Oras, futebol é algo construído com história, ainda mais em um estado tão tradicional como Minas Gerais. Então, trazer gente de fora, que não conhece e não acompanhou essa história tão rica e cheia de causos e folclores como a do futebol mineiro, para fazer a gestão da principal praça de esportes do estado e uma das principais do país, é algo realmente temerário! Acredito que o Sr. Samuel Loyd deve ter estudado muita coisa sobre o Mineirão, o futebol mineiro, América, Atlético e Cruzeiro…, coisas que estão disponíveis pra qualquer um numa Wikipedia da vida, mas ele não teve a vivência! Não conheceu os grandes craques, grandes jogos, grandes dirigentes, grandes conquistas, grandes rivalidades, grandes batalhas e polêmicas que construíram essa história! Hoje tá muito fácil achar que, trazer jovens millenials com MBA em Harvard, com seu linguajar moderno do mundo corporativo vai resolver tudo. Por não ser do futebol, o Loyd ainda se envolveu em polêmica ao provocar a torcida do Cruzeiro na audiência na ALMG. Juvenil! Vai provocar torcida, bobão!!! Vai… procura sarna pra se coçar!!!

O atual presidente da associação Cruzeiro EC, Sérgio Rodrigues, é um bom exemplo dessa geração! Oratória empolada, todo engomadinho, gel no cabelo, figurino moderninho e impecável com sua calça justinha à la João Dória, e que trouxe um bando de meninos de SP, também com este mesmo perfil para a área do marketing achando que iriam “revolucionar”, mas a real é que não sabiam absolutamente nada de futebol! Esse presidente, que ficou conhecido exatamente pela total incompetência na gestão do futebol, e recebeu alcunhas como Pavão Azul, ou Kiko do Gel, estreou com uma fala ridícula na Toca da Raposa, batendo no peito e falando: “Aqui agora é comigo”! Nooossaaa… Como ele é PHODA, não?! Como se apenas na lábia e boa oratória de advogado fosse fazer dinheiro brotar em árvore e resolver todos os gravíssimos problemas que quase destruíram o clube! Depois se fantasiou de jogador para ser filmado batendo um pênalti contra o goleiro Fábio! Pior ainda foi fazer reunião com torcida organizada!!! PQP!!! Com torcida organizada na ERA dos SMARTPHONES! E não deu outra: Gravaram o idiota metendo o pau em jogadores que ele mesmo havia contratado! Claro que vazou! Ali rachou!, o grupo de jogadores não confiava mais na diretoria que, ao invés de BLINDAR o grupo, foi meter o pau em reunião com torcedores! Vai ser burro assim no raio que o parta!      

E teve muito mais! No dia em que fui com alguns outros bons profissionais apresentar a ele um projeto com fundamentação científica para as categorias de base do clube, o cara se portou como um verdadeiro Einstein! Para cada tópico que a gente mostrava de inovação, ele parecia ter uma resposta (superficial)! Deu a impressão de que se eu falasse sobre Física Quântica, ele teria respostas e argumentos! Final das contas: passou o futebol do clube para gente sem preparo e deu no que deu! Três anos consecutivos na Série B! E a tampa do caixão teria vindo rápido se ele não tivesse conseguido fazer a venda da SAF para o Ronaldo, pois em dezembro de 2021, ele e o “Mittos”, aquele gestor que gasta os tubos nos clubes por onde passa e depois vai embora, estavam montando um elenco fraquíssimo mas absurdamente caro para um clube que estava devendo até as calças! Inexplicável! Questionado, ele se saiu com a mesma lorota de todo dirigente inconsequente e despreparado: “Tínhamos a convicção de que iríamos “performar”! (termo “coach” nojento da moda!)… “e assim teríamos o retorno do investimento”! Parece muito com o tal do perdulário, irresponsável e inconsequente “Calabouço Fiscal” do “Ruindad”, divulgado exatamente nesta semana! Tipo: o sujeito ganha 1 salário mínimo, mas decide comprar um Porsche, confiando que irá ganhar na Megasena no ano que vem! Easy!

O consenso é que contratos não tem sido respeitados pela Minas Arena e as construtoras envolvidas na reforma do Mineirão. O estádio é para uso prioritário do futebol! Mas a gestora vai fazendo shows, um atrás do outro, em busca de faturamento sem medir as consequências como, por exemplo, a falta de datas para os clubes e o estado lastimável do gramado. Faz-se necessária um intervenção do Governo do Estado e dos deputados estaduais para trazer luz a estes acordos e exigir o cumprimento da finalidade fim do Estádio Governador Magalhães Pinto.

 

Francisco Ferreira

Apenas um gestor esportivo que vive tentando pensar fora da caixa!

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário