⚽ DEUS E O FUTEBOL

 

 

DEUS E O FUTEBOL

Já escrevi algumas vezes sobre a questão dos mistérios em torno dos “porquês” do talento do jogador de futebol. Falei sobre o talento natural, orgânico, desenvolvido nos campinhos de terra e nas ruas, assim como sobre o talento formado por meio do treinamento formal. 👉🏻 https://ceperf.com.br/2017/06/10/qual-era-o-segredo-do-futebol-brasileiro/

O genial Tostão costuma dizer que, “O craque, é”! Hoje ouso humildemente entrar no tema sob a ótica do divino. Dons e talentos dados por Deus!

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”. Tiago 1:17 

Aos seis anos de idade, assistia eu à Copa de 70 pela TV ao lado do meu saudoso pai, de quem herdei a paixão pelo futebol, quando vi o antológico lance do Pelé dando aquele corta-luz no também fenomenal Mazurkiewicz, goleiro do Uruguai… eu arrepiei!… um menino de seis anos! Arrepio até hoje! Julgo que aquilo foi algo divino! Porção de Deus no homem Pelé!

 

 

Pois bem, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança! Deu a ele autoridade e domínio sobre toda a criação! Ordenou ao homem que cultivasse o jardim… um mandato cultural, por assim dizer!

No entanto, só Deus cria à partir do nada! Enquanto o homem, só pode criar a partir de algo que já foi previamente criado por Deus! O que Deus faz é belo e perfeito! Mesmo após a queda de Adão, há porções remanescentes de Deus no homem. As ciências e tecnologias assombrosas desenvolvidas pelo homem, são fruto das capacidades extraordinárias com as quais Deus nos dotou, mas é importante reconhecer isso, ou caímos na tentação da soberba e da arrogância que nos impelem a sermos independentes Dele. Uma complexa obra de engenharia, um maquinário gigantesco, uma obra de nanotecnologia, uma delicada cirurgia bem sucedida… enfim, todas as maravilhosas e assombrosas descobertas do conhecimento humano ao longo da história tem, em última instância, uma origem divina!    

Pelé foi um agraciado por Deus com dons e talentos ímpares para o futebol. Talentos estes que foram desenvolvidos/potencializados através das condições propícias para que experimentasse as riquíssimas vivências/experiências psicomotoras, somadas às suas predisposições geneticamente herdadas.

Tudo o que o homem consegue criar de bom e de belo, vem de Deus, assim como tudo o que o homem cria de ruim e impuro é consequência de sua natureza corrompida pelo pecado.

Um bebê sorrindo, uma frondosa árvore, uma praia paradisíaca, uma colossal montanha, um majestoso tigre, uma enorme baleia, uma poderosa catarata, um belo dia ensolarado, ou uma benvinda chuva após longa estiagem, uma bela música, uma saborosa receita culinária… um lar harmonioso… e, porque não?, um belíssimo lance no futebol!… tudo isso é expressão divina! É a expressão de Deus no seu “livro da natureza”, assim como há o seu livro das Sagradas Escrituras!  

Logicamente que muitos, por desconhecimento ou por mera idolatria, extrapolam e colocam os grandes jogadores de futebol — que nada mais são do que meros mortais — como se deuses fossem. Não o são!, antes, artistas fenomenais agraciados por Deus para, de alguma forma, mesmo sem o saber, servirem ao propósito do louvor e honra de Sua glória, pois TODAS as coisas foram criadas para isto

Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente”. Romanos 11:36 

“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Colossenses 3:17

 

Sequência Fibonacci, a “Assinatura de Deus”!

 

 

Saudações em Cristo,

Francisco Ferreira

Cristão e Gestor de Futebol  

 

 

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário