PRODUTO-FUTEBOL, CLIENTE-TORCEDOR… IDEIAS, IDEIAS E MAIS IDEIAS…
Cruzeiro SAF: Gestão Financeira☑️, Gestão de RH☑️, Gestão Técnica☑️… Como não é ciência exata, oscilações são absolutamente normais!
Ajustes: Maior proximidade com o torcedor e a imprensa local! Ambos precisam ser tratados com mais carinho pelos gestores da SAF. Torcedor está ferido e traumatizado com os 2 anos consecutivos na Série B. O silêncio da diretoria após o jogo contra o Red Bull-Bragantino não foi algo inteligente. Importante saberem se situar e entender a mente do torcedor cruzeirense, do mero simpatizante e da mídia… entender a “mineiridade”. O não se comunicar, dá margem a especulações e a um sentimento de que a SAF não tá nem aí para o torcedor e a imprensa local! Isso não é bom!
Entrevistas na defensiva, apenas defendendo o modelo de gestão e sem dar uma satisfação, ou uma injeção de ânimo nestes atores, não foi o mais sensato no momento. Faltou gestão de crise!
Gosto muito do conceito “brainstorm”. Acho o organograma matricial do CAP um modelo muito interessante em que a Matriz LDP (quem lidera, decide e participa) mantém a base hierárquica, mas com cada funcionário se sentindo valorizado e como parte efetiva do projeto do clube. Ajuda a minimizar também a chamada “agenda oculta”, uma cultura de rivalidades, fofoquinhas, cornetagens, intrigas e ciumeiras muito comuns entre os departamentos dos clubes de futebol brasileiros. Aumento de proatividade e produtividade são reais neste modelo. Abaixo listo alguns insights que tive ao longo dos anos tentando “pensar o futebol fora da caixa”…
IDEIAS, IDEIAS, IDEIAS…
Os 4 “Ps” do Marketing: Entender qual é o seu Produto, qual é o seu Preço, qual é o seu Público/Praça, qual é a sua Promoção… No futebol: Como trabalhar junto? Como conquistar/fidelizar? Como monetizar?…
Clube de futebol é pura PAIXÃO! Diferentemente de um consumidor de marcas que, se o concorrente apresentar algo melhor ele não titubeia em trocar, no futebol não existe essa troca, mas por ser paixão, por poder existir alguma mágoa, este consumidor pode sim, deixar de consumir! Então, trate bem seu torcedor!
APLICATIVO FAN-FUT
Desenvolvi há poucos anos arás o conceito do Fan-Fut (registrei patente). Trata-se de uma estratégia de monetização cujo cerne é exatamente a PAIXÃO do torcedor. Como os smartphones são realidade na vida de qualquer pessoa, imagine as seguintes situações:
1º cenário: O Cruzeiro está em uma boa fase, disputando uma competição importante como um Brasileiro, Copa do Brasil, ou Libertadores. Mineirão lotado! Jogando contra um outro grande clube. Aos 30 do 2º tempo está vencendo por 2×0! Eis que marca o 3º gol… torcida explode em êxtase! Este é o momento em que as paredes do consciente do torcedor praticamente não existem! O inconsciente é que toma conta! É o momento em que se “vende até lote na lua” pra este torcedor! Na esplanada do Mineirão já estão posicionadas 4 ou 6 vans com produtos do clube. Logo após este 3º gol, anuncia-se no placar, nos auto-falantes e no app Fan-Fut que o torcedor que comprar a camisa do clube fazendo o pagamento agora (via pix, ou o que seja, através do próprio app!), terá desconto de 50% numa camisa extra para seu filho ou esposa/namorada. Ao final, é só se dirigir a uma das vans e mostrar o comprovante de pagamento! Isto é $$$ imediato na conta do clube!
2º cenário: O Cruzeiro lança uma campanha (é sempre bom que seja nas fases boas!) em que o torcedor poderá votar para escolher UM (01) jogador que ele deseja que seja escalado em determinado jogo! Sim, parece loucura, mas não é! Trata-se de algo ousado e que fatalmente fará o clube pioneiro neste tipo de ação se tornar notícia mundial! Mesmos meios: App Fan-Fut, placar eletrônico e auto-falantes do estádio! Logicamente que não precisa ser em todos os jogos. O clube escolhe quando. Exemplo: 25’ do 2º tempo, time ganhando com folga, jogando bem… anuncia-se a abertura da votação, mediante taxa a ser debitada no App daqueles que votarem! O treinador é comunicado e o jogador “Fulano de Tal”, que foi o mais votado, deverá entrar em campo! Interação nível hard do clube com seu torcedor! É o “torcedor-técnico de futebol”!
3º cenário: Campanhas das mais diversas para monetização e engajamento através do App Fan-Fut para que os torcedores do clube votem dentro de uma seleção de 5 opções já pré-definidas pelo clube para, por exemplo: Nova camisa do time; Jogador/treinador que gostariam que fosse contratado… e mais uma infinidade de ações a serem desenvolvidas pelo clube!
DJ NO ESTÁDIO
Dias atrás recebi um vídeo interessante mostrando um DJ que atua no sentido de animar e comandar a torcida. Percebi que era na Turquia e perguntei ao Alex se ele sabia que time era aquele. E ele me disse que era exatamente o Fenerbahçe no qual jogou por alguns anos e onde é ídolo máximo até hoje. Disse que já existia na sua época! Se o Cruzeiro, agora como único time a mandar seus jogos no Mineirão, toma iniciativa como essa, consegue ser pioneiro no Brasil e ser notícia mundial!
ESTRATÉGIAS RONALDO
Ronaldo Fenômeno é certamente um dos 5 maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Figura mundial que tem trânsito livre para ser recebido até mesmo por chefes de estado. Sua imagem ainda está sub-explorada no que tange à monetização e atração de parceiros e investidores para o Cruzeiro.
Pois bem, imagine um jogo amistoso em pré temporada entre o Inter Miami que pertence a David Beckham e o Cruzeiro de Ronaldo? A comunidade mineira nos EUA é imensa!
Mais: Torneios curtos em Dubai, Arábia Saudita, Qatar…
FERRAMENTA DE CERTIFICAÇÃO DE ATLETAS “CERTFUT”
Qualquer um consegue perceber quando um jogador é diferenciado! Não precisa ser um expert para detectar isso. No entanto, em qualquer time, mesmo nas categorias de base, o fora de série é uma exceção! Nenhum time tem só craques! Boa parte dos outros jogadores são apenas isso: BONS jogadores! Aqueles que estão ali para compor grupo.
Sabendo disso, elaborei uma planilha de avaliação e certificação de atletas semelhante a uma que o Minas Tênis Clube usa, que ajuda a criar bancos de dados e um histórico de cada atleta desde a chegada na base. Avalia-se de 6 em 6 meses suas qualidades através de testes e exames padronizados de modo a auferir PVC (Pico de Velocidade do Crescimento) para se saber o grau de maturação biológica; Testes físicos de força, velocidade, resistência, agilidade e flexibilidade; Testes de inteligência específica (Tomada de Decisão); Testes psicotécnicos para avaliação de psicológica, mais entrevistas com psicólogo e assistente social; Avaliação subjetiva feita pelos membros da comissão técnica; dados estatísticos de ordem técnica municiados pelos analistas de desempenho, etc. Essas informações irão ser registradas como notas de gradação de 1 a 5 e geram gráficos. Tais informações sendo comparadas periodicamente podem mostrar se o atleta evoluiu, regrediu ou estacionou em determinados quesitos. Servem para redirecionar treinamentos de modo a corrigir alguma deficiência específica, além de avaliar até mesmo a própria comissão técnica. Se um atleta não evolui, pode significar que atingiu o seu limite em determinado quesito. Este histórico pode ajudar a embasar decisões como investimento ou dispensa de algum atleta e até ser um registro para comprovação junto à diretoria, ao próprio atleta, pais ou agentes do mesmo. Seria um recurso, uma ferramenta a mais para reduzir margem de erros e ajudar a detectar no bolo, no meio de vários jogadores dentro da média, em quais deles valeria a pena investir ou não.
INCUBADORA DE ATLETAS
Nas categorias de base, seja através de indicação, peneiras, ou captação própria, é muito comum a questão da precipitação na dispensa de um atleta que, mais tarde pode explodir em um outro clube. Questões como idade biológica x cronológica, falta de ambientação, etc. O Case Cafu é emblemático: depois de passar por mais de uma dezena de peneiras sem sucesso, quando sua idade biológica se equiparou à idade cronológica, seu talento pode se sobressair e ele acabou aprovado e se tornar o fantástico jogador que foi.
Sugiro, um carinho maior com esses atletas. Maior tempo de observação, melhores parâmetros de avaliação, etc.
Aqui mesmo em BH ocorre um fenômeno que já observei: Os meninos, via de regra, querem fazer testes é no Cruzeiro e no Atlético. Lá, são dispensados, e tempos depois são revelados pelo América, clube que ficou como segunda opção. Ali, com cobrança e competição menor, eles tendem a ter mais chances, mais tempo de observação/minutagem e com a natural maturação acabam por se revelar como jogadores talentosos que não foram aproveitados pelos grandes. Tenho estudo sobre as consequências prejudiciais das diferenças de idade de até 2 anos dentro de uma mesma categoria: Meninos nascidos em janeiro do ano anterior competindo com outros nascidos em dezembro do ano subsequente, fazem com estes últimos, tenham seu crescimento corporal prejudicado dado o enorme dispêndio de energia na disputa com os já maturados.
MINEIRÃO
Com a inauguração do estádio do Atlético, e tendo o América o Independência, cabe agora ao Cruzeiro tomar de alguma forma o Mineirão como seu. Um gramado sintético poderia ser pensado de modo a evitar os enormes problemas enfrentados com um gramado em péssimo estado como foi este ano.
Sabemos que a cultura do Match-Day ainda não pegou no futebol brasileiro, muito por conta da questão do poder aquisitivo do torcedor brasileiro em comparação com o norte americano ou o europeu, mas penso que algo pode ser maturado neste sentido para um futuro próximo.
TOCA DA RAPOSA 2
Apresentei na época ao atual presidente da associação CEC, Sérgio Santos Rodrigues, a proposta de aquisição de imóveis em frente á Toca 2 para construção de alojamentos e estrutura para funcionamento das categorias de base. Como a gestão da SAF, eu também penso que a integração da base com o profissional, realizando seus treinamentos na Toca 2, ainda mais agora com a construção do campo sintético, é fator de grande importância para o desenvolvimento do projeto Crias da Toca.
MUNDIALITO
No ano que vem, a UAFA (União das Associações Árabes de Futebol), completa 50 anos. Com o recente investimento feito pela Arábia Saudita bancando algumas das maiores estrelas do futebol mundial para a sua Liga, acredito que um evento comemorativo do Cinquentenário da UAFA, como um Mundialito, a exemplo do que foi realizado no Uruguay em 1981, teria tudo para ser um sucesso e atrair ainda mais a atenção do mundo para o seu futebol. Poderia ser uma Minicopa com participação de todas as campeãs do mundo (8 equipes) e mais a própria Saudia, como anfitriã. Teria que ser evento curto (4 datas) dado o tempo exíguo para sua promoção e inserção no calendário… nada que muitos petrodólares não possam convencer a FIFA! Sistema eliminatória simples com 7 isentos na primeira rodada, mediante sorteio, ou tendo a própria Arábia já definida e seu adversário por sorteio. Outra hipótese, seria convidar mais uma seleção árabe, e aí, neste caso de 10 equipes. Também eliminatória simples, também 4 rodadas, e essa outra seleção árabe convidada mediante posição no ranking.
Saudações!
Francisco Ferreira
Gestor de Futebol
Share Now
Related Post
Desenvolvido por . Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário