⚽– CEPERF – Centro de Excelência em Performance de Futebol – ⚽
Por uma Gestão de Excelência e mais Humanizada do Futebol, fundamentada nas Ciências do Esporte!
Caro visitante, permita-me apresentar-lhe o site, a empresa e também um resumo do meu histórico no futebol…
Sou de uma tradicional família de desportistas que fizeram sucesso no futebol nacional: Sobrinho do ex-técnico David Ferreira, o saudoso “DUQUE”, (famoso nas décadas de 60 a 80 pelas equipes aguerridas que montava) e do não menos saudoso preparador físico PAULO BENIGNO Ferreira, este, o pioneiro da preparação física no futebol das Minas Gerais, tendo sido um dos poucos profissionais que teve o privilégio de trabalhar nos melhores times da história dos dois maiores clubes mineiros, os fantásticos esquadrões do Cruzeiro Esporte Clube de Tostão & Cia. (anos 60 e 70) e do Clube Atlético Mineiro de Reinaldo & Cia. (anos 70 e 80)… Meu saudoso pai, Prof. Syllas Agostinho Ferreira, poderia, segundo aqueles que o viram jogar, ter sido um grande jogador. Uma lesão no joelho, os poucos recursos da medicina à época e a necessidade de ir à luta pelo pão de cada dia não o permitiram… Assim, ele foi estudar (muito!) e assim ele me educou: Esportes e estudos. Como não poderia deixar de ser, vivo o mundo do futebol desde que me entendo por gente, quando já acompanhava os meus famosos tios em suas trajetórias no futebol. “Alucinado” pela bola, eu jogava diariamente e a qualquer hora do dia! Até tentei seguir a carreira de atleta, mas não obtive sucesso, era muito raçudo e até bom de bola, mas não o suficiente… Fui estudar… Educação Física, Treinamento Esportivo, Gestão Estratégica em Esportes, 8 Certificações da World Football Academy (hoje rebatizada como Football Coach Evolution), quatro cursos na Europa, inúmeros cursos de aperfeiçoamento…
Consegui um lugar ao sol iniciando a trajetória como preparador físico na base do Atlético-MG, tendo uma rápida progressão por todas as categorias desde o pré-infantil até o profissional, degrau por degrau, uma verdadeira escola!… e continuei trabalhando em grandes clubes do Brasil e do Oriente Médio (Al Ain Club, maior clube dos Emirados Árabes e Muharraq Club, maior clube do Bahrain). Atuei nas comissões técnicas com alguns dos principais treinadores do país: Scolari, Luxemburgo, Levir, Autuori, Oswaldo, Dorival, Leão, Carpegianni, Caio Jr, Ivo Wortman, Marco Aurélio, Márcio Araújo, Jorginho, Ney Franco, Cuca, Adílson Batista… Estive por 11,5 anos na comissão técnica permanente do Cruzeiro durante o período de modernização do clube no início do milênio e que gerou tantas conquistas. Trabalhei ainda por 6 anos no Minas Tênis Clube, referência em termos de estrutura e organização e, onde também tive participação ativa no seu processo de reestruturação iniciado em 1997. Como docente, lecionei as disciplinas de Futebol, Futsal e Aprendizagem Motora por 5 anos na Estácio de Sá, assim como tenho lecionado como professor convidado em pós-graduações de instituições de ensino como UFMG, UGF, UFV, UNIVERSO… e também feito palestras em cursos de aperfeiçoamento, jornadas científicas, congressos, seminários, etc. (PUC-MG, FACULDADES PITÁGORAS, FAESA, FASAR, FUNORTE, FUMEC, FACULDADE BATISTA, UNINCOR, FCMMG, UNI-BH, ENAF, ABEX, SBOT…).
Criei, no final de 2012, o CEPERF, essa empresa de gestão e consultoria esportiva que tem como principal proposta oferecer os serviços de reestruturação de Departamentos de Futebol abrangendo as estruturas: FÍSICA, HUMANA, TECNOLÓGICA, CIENTÍFICA, METODOLÓGICA, de GESTÃO e de FORMAÇÃO de ATLETAS… Enfim, GESTÃO de EXCELÊNCIA no FUTEBOL, FUNDAMENTADA nas CIÊNCIAS do ESPORTE e em METODOLOGIAS INOVADORAS, mas sem descuidar do lado HUMANO! Em 2015 lancei o livro “O Futebol NÃO PODE SER assim mesmo!”, uma abordagem resumida da conjuntura macro do futebol e seus diversos problemas.
Sou um entusiasta das ciências do esporte, assim como do método, da organização e da tecnologia em tudo o que faço. Com este foco, elaborei o projeto desta empresa.
Aplicando a minha experiência de mais de 30 anos atuando em grandes clubes de futebol, contei ainda com a assessoria de meus mestres da FGV onde fiz o MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA EM ESPORTES na primeira turma de Belo Horizonte. Também importante foi a experiência em cursos como o EMPRETEC (ONU/SEBRAE) e o de PNL – DL (DESENVOLVIMENTO & LIDERANÇA) do INEXH (Instituto Nacional de Excelência Humana); 8 cursos da WFA (World Football Academy) como FOOTBALL PERIODISATION; FOOTBALL MENTORSHIP (Amsterdam, reconhecido pela Federação Holandesa de Futebol); EXPERT MEETING (Lisboa) e PERSONAL DEVELOPMENT (Lisboa); WFA YOUTH FOOTBALL PERIODISATION, PRE SEASON FOOTBALL PERIODISATIONS, WFA FOOTBALL BRAINING; WFA PRO COURSE: TACTICS (Valencia/Espanha); além da mentoria em COACHING – O CAMINHO DO SUCESSO; COACHING INTEGRAL SISTÊMICO…
Percebo que este é um momento de grandes oportunidades proporcionadas por aquela que foi chamada de a “Década do Esporte” no Brasil mas, também, da necessidade de grandes e inadiáveis mudanças na estrutura do nosso futebol em todas as suas sub-áreas. O advento das SAFs (Sociedades Anônimas de Futebol), tem tudo para ser esse divisor de águas na gestão do futebol brasileiro, onde a gestão profissionalizada será cada vez mais necessária.
Novos conceitos, novas metodologias, tecnologias e posturas como: Mapeamento Genético, Mio-modulação Analítica, Posturografia Computadorizada, Certificação de Atletas, Modelo Capacidade x Demanda & Complexidade, a priorização de Departamentos Científicos e do envolvimento com a comunidade acadêmica, assim como a aplicação de tendências/ferramentas do mundo empresarial/corporativo tais como: Planejamento e Gestão Estratégicos, Governança & Compliance, PNL, Gestão de RH, Coaching, Grafologia, dentre outros, são algumas das minhas propostas para aplicação no futebol de alto rendimento tendo como meta a otimização do retorno técnico e financeiro aos clubes sem que, necessariamente, tenhamos que realizar projetos mirabolantes e/ou investimentos consideráveis. Temos desenvolvido também ferramentas de excelência como a CERTFUT, para CERTIFICAÇÃO DE ATLETAS, atribuindo notas/valor a cada quesito durante o desenvolvimento do atletas desde as categorias de base e ajudando a minimizar erros na detecção dos talentos em potencial dentro de cada grupo. Enfim, uma preocupação em formar novas gerações de atletas rápidos, técnicos, inteligentes, com uma profunda compreensão tática e do jogo, mas que tenham, num genuíno prazer e amor pelo jogo, a sua grande motivação… e como consequência, se tornarem profissionais conscientes e responsáveis.
⚽ BASE
Defendo nas categorias de base uma busca pelas raízes do futebol brasileiro. Entendo que ainda possuímos a Escola da Bola (os europeus possuem a Escola do Jogo), mas podemos buscar o que eles tem de bom sem deixar que isso nos desvirtua. Nas categorias de base, é fundamental uma cultura própria, um DNA. Um estímulo ao amor e prazer pelo jogo. Sentir que o futebol é antes de mais nada, se divertir, tendo a coragem para tentar o drible e a jogada de efeito, ter a ânsia pelo jogo ofensivo, pelo gol, pela vitória, impondo o seu ritmo e seu modelo de jogo. Enfim, não só dar a liberdade, mas estimular os jovens a ousar, criar, arriscar fazer diferente. Toda sessão de treinos deveria ter um tempo, por pequeno que seja (10 minutos?) destinado a essa prática lúdica do drible: o elástico, a caneta, o chapéu. A teoria da Aprendizagem Diferencial é nada mais nada menos do que uma sistematização dessa chamada Escola da Rua/Escola da Bola. O desenvolvimento cognitivo através das vivências motoras ricas e variadas, resulta neste atleta inteligente, assertivo na tomada de decisões. Quem ensinou o Pelé a jogar? Foi a liberdade plena do campinho de várzea, da rua, das brincadeiras de infância que, ao se encontrar com o menino Pelé (corpo/alma/espírito), teve as condições ideais para amalgamar e desenvolver as qualidades necessárias ao futebolista perfeito! Então, proporcione isso aos garotos: Diversão, autenticidade, estilo, qualidade, essência, criatividade & ginga, ser criança, ser você mesmo, ter prazer em jogar!!!
Temos promovido também, ao longo desses últimos anos, alguns eventos de relevância nos como: 1o Ciclo de Debates MUDA FUTEBOL BRASILEIRO (ALMG – 2014); 2o Ciclo de Debates MUDA FUTEBOL BRASILEIRO (ALMG – 2015), com presença de profissionais de renome no futebol mundial como Dr. Mark Williams (Federação Inglesa); Prof. Júlio Garganta (Universidade do Porto); Prof. João Paulo Medina (Universidade do Futebol); Gilberto Silva (Penta campeão mundial), dentre vários outros. Em 2017, promovemos pela primeira vez no Brasil os cursos da WFA (World Football Academy) de PERIODIZAÇÃO NO FUTEBOL, com o holandês Raymond Verheijen (Rio, São Paulo, Grêmio e Cruzeiro), assim como o curso de CONTROLE DE CARGAS DE TREINAMENTO E A PREVENÇÃO DE LESÕES, com o australiano TIM GABBETT (BH, América MG, Flamengo e Corinthians), maior referência mundial sobre o tema.
O TRINÔMIO FUTEBOL-DINHEIRO-GESTÃO SE TRADUZ DA SEGUINTE FORMA:
⚽ PROPOSTAS
O momento é extremamente favorável e mais do que oportuno pois, como consequência da “Década do Esporte” no Brasil, que foi proporcionada pelos adventos da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016 que, pelo menos alguns legados nos deixaram, a saber: Estádios modernizados; uma onda de reflexão e debates sobre o traumático fracasso na Copa/2014; exposição em nível mundial da corrupção em entidades como FIFA, CONMEBOL, CBF, etc…
Enfim, todas essas coisas, boas e ruins, deverão resultar, mais cedo ou mais tarde, em ações efetivas que promovam uma modernização efetiva do futebol brasileiro e a consequente obrigação/necessidade dos clubes investirem na profissionalização de suas gestões. Este é o caminho e é exatamente esta a minha proposta através do CEPERF. Os clubes que não atentarem para o investimento em GESTÃO e práticas de GOVERNANÇA, RISCO & CONFORMIDADE, COMPLIANCE, etc, ficarão para trás!
Seu clube tem PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e OBJETIVOS conhecidos? Tem uma ESTRUTURA definida, com papéis e funções estabelecidos? Possui COMITÊS, CONSELHOS ou ÓRGÃOS que auxiliam nas decisões? Diagnóstico, Plano da Ação, Acompanhamento e Assessoramento da Implantação, Apoio na Prestação de Contas, Política de Cargos e Salários, Modelagem Organizacional, possui Missão, Visão, uma Escola, Marca, Modelo, ou DNA claros e bem definidos?…
As oportunidades estão aí e não podem ser desperdiçadas sob o risco de não termos novamente um cenário tão favorável às mudanças no esporte e no futebol brasileiro. Organização, Transparência e Credibilidade!
Tenho grandes esperanças de que as mudanças que estão em curso no mundo através do fenômeno das redes sociais, possam resultar em uma evolução em termos de conscientização e divulgação de conhecimentos que irão resultar em novos modelos sócio -econômicos e políticos que alcancem também o mundo do futebol. Como o futebol é reflexo da sociedade, e como mudanças drásticas raramente ocorrem de uma hora para outra, mas sim através de processos — muitas vezes longos — acredito que, enquanto não chega o dia em que a nossa legislação esportiva ultrapassada e coronelista, venha a ser completamente modernizada em relação aos modelos vigentes de estrutura político-administrativa-jurídica que rege entidades esportivas como confederação, federações, clubes, ligas, etc., a única saída é o investimento na excelência da gestão fundamentada nas ciências do esporte! Felizmente a Lei das SAFs já é uma realidade… logicamente que ainda precisa de ajustes, acomodações e aperfeiçoamentos, como mecanismos de controle fiscalização e transparência. Nos falta também uma Liga Nacional de Clubes regida pelos próprios clubes, mas creio que é caminho irreversível… uma hora sai!
Com estas considerações, finalizo confessando que minhas metas pessoais/profissionais são: Continuar me preparando continuamente pois neste mundo de mudanças cada vez mais rápidas, temos que ter a humildade para estarmos sempre APRENDENDO! Deixar um legado real e palpável, que contribua efetivamente para o desenvolvimento do futebol e do país como um todo é uma ambição, um sonho, um ideal… talvez até uma utopia… mas… o que seria de nós sem os nossos sonhos?! Somos pequenos, mas nossos sonhos podem e devem ser grandiosos se forem para o BEM!
Obrigado pela sua atenção e seja muito bem vindo!
Explore o nosso site e sinta se à vontade para expressar suas opiniões e nos contactar a qualquer momento.
Um grande abraço e vamos juntos lutar por um futebol mais justo, decente e inteligente! Proponho uma gestão de excelência e humanizada, fundamentada nas ciências do esporte!
“Quem quiser entender de futebol só estudando futebol, nunca vai saber tudo sobre futebol!”
(Manuel Sérgio)
“Futebol: admirado por milhões, praticado por muitos, estudado por poucos!”
(João Paulo Medina)
“Gostar de futebol não é o mesmo que entender de futebol!”
(Francisco Ferreira) ⚽
Share Now
Related Post
Desenvolvido por . Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário