⚽ CRUZEIRO – RONALDO – SAF… UM ANGU DE CAROÇO!

 

CRUZEIRO – RONALDO – SAF… UM ANGU DE CAROÇO!

Vamos lá… Pela milésima vez: O modelo associativo das entidades privadas sem fins lucrativos com seus conselhos deliberativos é simplesmente FALIDO! Tal modelo possibilita, ou até mesmo estimula, a se chegar ao atual estado de coisas: Irresponsabilidade com o $$$ do clube, gestão fraudulenta, apropriação indébita, endividamento inconsequente… Mecanismos de fiscalização, controle e punição pífios! Basta ter o conselho na mão e se tem omissão, cumplicidade, conivência, vistas grossas!!! Resultado: Clubes quebrados, dirigentes ricos! Vida que segue em uma roda perversa deste ciclo vicioso! Alguns, até bem intencionados, não conseguem fugir deste ciclo em que a pressão de conselho, torcida, imprensa, etc., o “obriga” a gastar o que tem e o que não tem para montar elencos que possam fazer frente ao clube rival em busca do resultado esportivo imediato! Raros são os casos de austeridade e pés no chão!  

Muito difícil aceitar a exigência deste conselho deliberativo do Cruzeiro por transparência e moralidade! Mas… não deixam de ter algum fundo de razão! Embora seja quase igual a um certo político que roubou o país inteiro, ser solto de modo absurdo, e ainda vir pagar de honesto!

Ronaldo x Conselho: As duas partes tem suas razões!

Fato 1: Faltou transparência da parte do SSR, pois Ronaldo alega que não sabia das parcelas das dívidas tributárias – uma responsabilidade da associação civil – estarem em atraso e sob risco de perderem o desconto de 180 milhões (feito este, conseguido por meu amigo e ex-atleta, João Paulo Fanucchi, brilhante advogado tributarista e cruzeirense de quatro costados). SSR não comunicou a ninguém que o contrato previa também a possibilidade de pagamento dos 400 milhões através de incremento de receitas conseguido pela gestão Ronaldo.

Eu não vejo muito problema nisto, pois indica até uma OBRIGAÇÃO para Ronaldo em exercer uma gestão de excelência para alavancar essas receitas, caso contrário terá que sair do seu bolso, ou daqueles a quem ele representa! E mais: é simplesmente TUDO aquilo de que o Cruzeiro necessita: uma GESTÃO DE EXCELÊNCIA! Outra: As receitas incrementais atingindo os 400 milhões significariam o repasse obrigatório de 20%, ou seja, 70 milhões, à associação civil. No caso de aporte puro e simples, estes 70 milhões para a associação civil não existem!

Fato 2: A mesa diretora do conselho infringiu uma cláusula de confidencialidade, é verdade, mas houve um motivo, que foi a não explanação clara do contrato.

Hoje li a seguinte nota do SSR:

Tomo a liberdade de mandar o fluxograma abaixo sobre o movimento que está sendo proposto para a próxima assembleia, que é extremamente simples e elucidativo.

O cenário de HOJE: dos 5 ativos imobiliários existentes, temos 2 garantindo o parcelamento dos impostos (fora uma potencial receita futura), de forma que o inadimplemento tributário possa fazer com que percamos a Toca 1 e o Clube do Barro Preto, que tem um imenso potencial econômico futuro.

Quanto aos outros 3 imóveis, um deles tem impenhorabilidade/inalienabilidade, que é nosso clube Campestre; a sede administrativa está alugada e a *Toca 2 não está no nome do Cruzeiro* (aliás, nunca esteve), porque existe pendência em seu registro que requer, inclusive, investimento financeiro que a associação não tem como arcar pra regularizar.

Com o cenário proposto, a SAF ficará inteiramente responsável pela dívida tributária, logo, liberamos a Toca 1 e o Barro Preto para ficarem livres. Além disso, ela vai fazer o investimento necessário para regularizar a Toca 2. Por fim, realizará investimento pesado para modernizar ambos os CTs, cujo objetivo não é nem pode ser imobiliário; *CTs são feitos para dar suporte para o futebol, que é a atividade fim do Cruzeiro Esporte Clube*.

Assim, com o acordo proposto, temos a garantia do pagamento do histórico débito tributário, que chegou a quase meio bilhão de reais; pela primeira vez temos um cenário em que o Cruzeiro vislumbra não ser devedor de impostos.

Além disso, a associação fica com a sede administrativa, Barro Preto e clube Campestre livres e sem risco de bloqueios.

E a SAF, da qual a associação também é Socia, tem 2 imóveis para executar sua atividade fim, que é o futebol, que ainda terão investimento para serem modernos como nunca deveriam ter deixado de ser.
*O objetivo da SAF não é vender as Tocas pra ganhar dinheiro, é melhorá-las para melhorar o desempenho do futebol!*

E por fim, insisto: não temos que pensar em divisão associação/SAF; Cruzeiro é um só; o futebol bem faz o Cruzeiro estar bem e valoriza toda marca; *a SAF arrecada mais, naturalmente a associação arrecada mais*.
O percentual vindo da arrecadação da SAF que nos permitirá pagar os outros quase meio bilhão de dívidas trabalhistas, cíveis etc….

Temos a única oportunidade de sair de um débito bilionário para contas controladas e praticamente zeradas em um horizonte de 8 anos pelas nossa projeções.

Logo, nossa instituição centenária tem como, em pouco tempo, continuar sólida, com dívidas zeradas, patrimônio imobiliário e, acima de tudo, *forte no futebol, que é o desejo de mais de 9 milhões de pessoas*.

Hoje foi enviado o edital pedindo para o Presidente do Conselho convocar a reunião para deliberação das matéria no dia 4/4.

Contamos com seu apoio para mudarmos a história do Cruzeiro.

Abraço,

Sérgio Santos Rodrigues”

Então, Ronaldo, vamos lá, leve as Tocas! Vamos lá conselho, libere as Tocas!!! Arte da Negociação! Sentar, conversar e ponderar sem intransigências. Dar a segurança ao Ronaldo para poder tocar o projeto SAF (Leia-se: Futebol) e tendo onde desenvolvê-lo adequadamente! E as Tocas não poderiam ser penhoradas! Afinal, o que é melhor: Ceder os CTs para a SAF do Ronaldo, ou correr o risco de perde-los para o governo?  

Sentimento: O que se passa no coração do torcedor comum, apaixonado por esta mítica  camisa azul com cinco estrelas no peito, é um misto de mágoa, raiva e revolta para com o conselho, em boa parte CORRUPTO, que permitiu ou até atuou ativamente, para que o clube chagasse ao estado humilhante de pré-falência atual! Torcedor não quer saber de intrigas e fofoquinhas, da política baixa das rodas de carteado, de resenhas de sauna, da bocha, ou coisas do tipo! Ele quer é ver o Cruzeirão Cabuloso impondo medo e respeito aos seus adversários dentro do campo! Torcedor não vai ficar do lado da associação civil, mas sim da SAF, esta sim a nova representante de uma história gloriosa dentro dos gramados do mundo!

Fato 3: Depois da absolutamente catastrófica “jestão du futebór” de SSR – Tudo bem que o cenário era mesmo de terra arrasada, mas um mínimo de experiência e conhecimento sobre cultura e ambiente do futebol era esperado –  Eis que, não poderia haver nome maior do que o de um Ronaldo Fenômeno para representar o Cruzeiro no cenário de reconstrução em andamento perante o mundo! E a sua gestão já mostra em tão pouco tempo que não veio para brincar! O time já é outro dentro de campo! Medidas básicas, de “be-a-bá” mesmo, de gestão eficiente, e pelas quais venho clamando há anos, já foram adotadas em tão pouco tempo, com investimento efetivo em: Austeridade e Saneamento Financeiro (vibrei com Ronaldo condenando o gasto de 60 mil/ano só com copos descartáveis! Isto não é mesquinharia, mas sim ter visão empresarial e os pés no chão! Exatamente o oposto do que foi praticado nas gestões passadas!); Enxugamento da máquina; Ousadia e Eficiência na Gestão Técnica do Futebol, com gente competente e que pensa fora da caixa (Paulo André, Pedro Martins, Pezzolano, Natália Bittencourt…). Modelo de jogo intenso e atualizado, embasamento em Ciências do Esporte, Análise de Mercado (ser assertivo em contratações de jovens talentos, promissores e baratos); começar a Honrar Compromissos, construindo Credibilidade, atraindo novos Parceiros e Investidores! Ciclo Virtuoso em implantação! Tudo o que eu, como gestor esportivo, sempre sonhei em ter autonomia para aplicar em um clube!

O torcedor percebe e compra a ideia, já atingindo em torno de 40 mil sócios torcedores!

Minha visão muito clara é a de que, continuando com Ronaldo, o Cruzeiro sobe este ano! Estando de volta na Série A, atrai novos parceiros para montar um elenco forte em condições de disputar títulos. Se tiver mesmo uma Liga Nacional de Clubes, aí é que a coisa fica melhor ainda!

Sim, o quadro da situação financeira é assustador: Dois anos de receitas já adiantadas… matando cachorro a grito… só aumenta a revolta contra quem deixou chegar a esse ponto! Ao mesmo tempo, só reforça a convicção de que não havia mesmo outra saída, daí a urgência em se buscar o investidor, de ter feito o acordo a toque de caixa, pois não haveria $$$ para pagar nem a conta de água!

Agora… se teve também outros interesses por trás para esta celeridade, o tempo vai mostrar! Continuo pedindo um Lavajato no Futebol, desde que não seja desmontada e desvirtuada pelo “Mecanismo” como foi a da esfera política! O lema, por mais clichê que possa parecer, continua sendo: “Follow the Money”!   

Por ter sido o pioneiro, o Cruzeiro vê dois lados da moeda: a) Outros clubes podem vir a conseguir acordos melhores… e conseguirão mesmo, até pela situação de penúria do clube. Por isto não temos que ficar comparando com os outros! Temos é que ser realistas e encarar os fatos de frente… Sem ilusões!; b) O Cruzeiro conseguiu o melhor nome possível dentro do futebol: Ronaldo, o Fenômeno!

Se houver a continuidade, teremos: dos 1 Bi de dívidas, sendo 400 milhões tributárias, os outros 600 milhões, referentes  a trabalhistas, fornecedores, esportiva e outros, contando com recuperação extrajudicial, e formando um condomínio de credores, poderá ser reduzido através de negociação em aproximadamente 40%. Caindo então para algo por volta de 360 milhões!

Dá pra fazer! O que não se pode mais tolerar, é que determinados setores da esfera política ainda ajam como antes, como no ridículo caso de um conselheiro que, por ocasião do último clássico contra o CAM, solicitou à SAF, 100 ingressos de meia entrada e 20 lugares no camarote para ele distribuir! Ouviu um sonoro NÃO!, como tinha mesmo que ser! Agora o papo é outro: Conselheiro é para servir AO clube e não SE servir DO clube! 

 

 

Francisco Ferreira

Gestor Esportivo

www.ceperf.com.br

 

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário