⚽ S.O.S. CRUZEIRO

 

S.O.S. CRUZEIRO

As revelações das cláusulas do contrato entre a associação civil Cruzeiro EC para venda da SAF ao Ronaldo são mesmo preocupantes! 

Não sou um expert em direito, mas pelo pouco que sei, um contrato celebrado tem que ser justo e equilibrado, configurando um sentimento de “ganha-ganha”, ou seja, tem que ser pelo menos razoável para ambas as partes! Não pode ser draconiano!

Não tenho nenhuma simpatia por grande parte do conselho deliberativo do Cruzeiro, afinal foi este mesmo conselho que permitiu que as coisas chegassem ao atual estado catastrófico, assim como abomino o modelo associativo que permitiu que o clube fosse dominado e explorado por alguns clãs durante décadas, mas é fato que as cláusulas reveladas pelo Rodrigo Capelo indicam que, ao que parece, só o comprador (Ronaldo) está protegido! Caso ele queira devolver o futebol à associação civil, o Cruzeiro corre mesmo o sério risco de fechar as portas! https://ge.globo.com/negocios-do-esporte/noticia/2022/03/23/ronaldo-nao-precisa-aportar-r-400-milhoes-e-pode-obrigar-cruzeiro-a-recomprar-saf-leia-o-contrato.ghtml

 

Muitas coisas não estão claras e podem até gerar suspeitas das mais diversas:

  • Porque o contrato prevê várias “saídas” para Ronaldo e nenhuma para o clube?
  • Porque o contrato foi assinado tão a “toque de caixa”?
  • Porque as cláusulas do contrato não foram discutidas antes?  
  • Não dá mesmo a impressão de que o contrato foi feito pela XP para o Ronaldo, e não para quem a contratou, o Cruzeiro?
  • Dizia-se que haviam mais quinze propostas ou sondagens… Era verdade? Se era, elas foram mesmo consideradas? Há informações de que vieram propostas melhores…

 

Como tenho ligações umbilicais com o clube, não posso me furtar a revelar algumas situações das quais participei ativamente:

  • Fiz campanha ativa pelo Sérgio Rodrigues para presidente (e pelo meu amigo Baroni para a presidência do Conselho), enquanto fui membro do Grupo Transparência, crendo na sua juventude e dinâmica, reforçadas pela sua oratória de advogado! Decepção total, pois se apresentou como um verdadeiro “juvenil”, “cabaço” no que se refere à gestão de pessoas e gestão do futebol.
  • Há dois anos atrás apresentei um projeto de recuperação do clube ao qual chamei de “Projeto Fênix(ao final deste texto disponibilizo os slides).
  • Neste projeto, contemplo praticamente todas as esferas e mais ou menos as mesmas medidas que ora vem sendo adotadas pelo Ronaldo na gestão do futebol.
  • Uma delas seria a formação de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), que reuniria grandes empresários cruzeirenses como cotistas para investirem no clube. Não seria doação, mas sim INVESTIMENTO buscando a recuperação do clube e o posterior retorno financeiro.
  • Neste projeto constavam: a gestão FINANCEIRA, gestão de RECURSOS HUMANOS e a gestão TÉCNICA do FUTEBOL, como os três pilares da reconstrução e uma atenção especial às categorias de base, com um projeto científico de primeiro mundo, inspirado nos melhores cases de sucesso mundo afora e chancelados pela Football Coach Evolution da Holanda, Federações Belga, Espanhola, Alemã, Portuguesa… Seria algo revolucionário!
  • Este projeto foi apresentado a membros do Conselho Gestor e depois ao Sérgio Rodrigues.
  • Cheguei a ser convidado para assumir como Executivo de Futebol por um membro do Conselho Gestor, mas a coisa não evoluiu.
  • Tentamos de todas as formas promover uma união entre o Sérgio Rodrigues, Giovani Baroni e Emílio Brandi, mas todas as tentativas foram sumariamente rechaçadas por parte do Sérgio, que parecia estar mesmo obcecado pelo poder.
  • Quando apresentei o projeto para o Sérgio ele parecia já ter tudo pronto! Parecia ter respostas (superficiais) para tudo o que apresentávamos… um sabe-tudo!… e depois ficou claro que já estava com tudo acordado com o “magnífico jestor” Deivid!!! Sim, o Deivid!!! O resultado foi aquela trágica e vergonhosa “jestão du futebór” que todos viram!
  • Tentei levar a pessoa que intermediou a venda do Botafogo, e está intermediando a do Vasco, para conversar com o Cruzeiro, mas nunca obtive uma abertura da parte do Sérgio Rodrigues! https://www.matixcapital.com/
  • Há alguns meses atrás, mais uma vez levei novas ideias para tentar convencer alguns grandes empresários cruzeirenses a entrarem como compradores/investidores e aí eles revelaram que o Sérgio não abriria para eles! Briga política, vaidades, intrigas, ou até mesmo possíveis interesses outros que não sabemos!  

 

Faço à partir deste ponto, uma distinção, aqui me referindo ao nome CRUZEIRO e não mais à SAF, ou Associação Civil! Torcemos é para o CRUZEIRO/FUTEBOL!

 

Reforço o que venho dizendo: Não há nome melhor do que o de um Ronaldo Fenômeno para a gestão técnica do futebol (em 90 dias ele já mostrou a que veio!), assim como com tamanho potencial para atrair parceiros nacionais ou internacionais para a SAF! Mas… diante do que foi revelado, as partes terão mesmo é que sentar e negociar, conversar muito, ceder de um lado e de outro para que o modelo seja seguro para o nome CRUZEIRO!

 

Sugiro o esforço conjunto de grandes juristas, empresários e profissionais da área financeira para se encontrar uma saída e, quem sabe, porque não?, abrir para uma participação societária destes grandes empresários cruzeirenses através do pool de investidores ora proposto em uma possível parceria com o Ronaldo. Acho que seria uma boa saída, uma forma consensual contemplando alguns pontos que deixariam o torcedor satisfeito e o CRUZEIRO em uma rota segura:

  • Manter um nome como Ronaldo como “a cara” do CRUZEIRO;
  • Inserir os nomes de grandes cruzeirenses que queiram realmente ajudar o CRUZEIRO; 
  • Manter pouca influência de um conselho (totalmente queimado) quanto aos ditames sobre os rumos do CRUZEIRO.

 

No frigir dos ovos, algumas certezas:

  • Não se deve comparar o negócio feito pelo Cruzeiro com o fechado por outros clubes como o Vasco e o Botafogo!
  • Nossa realidade é muito ruim e enfraqueceu em muito o nosso poder de barganha!
  • A realidade do Botafogo era tão ruim quanto a nossa? Então é mérito do meu amigo Thairo Arruda, da Matix, intermediária do negócio com o John Textor!
  • Há dois lados da moeda em termos sido os pioneiros na SAF: Por um lado, outros clubes tendem a celebrar melhores acordos, por outro lado pegamos o melhor nome possível, Ronaldo!
  • Sou favorável mil vezes a entregar a SAF de graça para o Ronaldo do que voltar ao modelo antigo onde o clube fica nas mãos do conselho!  
  • Se melar e o Ronaldo sair, vai ser uma merda! E o CRUZEIRO sairá ainda mais fragilizado para negociar com outros possíveis investidores!
  • Se Ronaldo sair e vierem os grandes empresários cruzeirenses, seria menos mal, mas precisariam manter o modelo de Gestão do Futebol adotado até agora! 

 

CRUZEIRO SEMPRE!!!

 

Seguem os slides do Projeto Fênix:

 

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário