Hoje mais um post que nĂŁo tem a ver com o futebol!
TOP GUN – MAVERICK: UMA ODE À BELEZA!
Hoje fui assistir à sequência de “TOP GUN – Ases Idomáveis”, filme de 1986 – Putz!!! Já tem 36 anos! – que se tornou um clássico. Confesso que, eu, quase sessentão, me emocionei em vários momentos do filme, já começando pela cena inicial, simplesmente de arrepiar!
Mas gente, Ă© sĂł um filme! Ficção! Licenças poĂ©ticas, coincidĂŞncias e concessões sĂŁo permitidas, senĂŁo nĂŁo haveria o filme, certo?! O filme Ă© comercial? Totalmente! ClichĂŞzĂŁo? TambĂ©m! Mas vamos reconhecer uma coisa: Os caras sabem fazer! É entretenimento da melhor qualidade! Tem romance, tem ação (efeitos especiais na medida exata!), tem mocinhos e vilões ocultos, chefe durĂŁo, perdas, tem o arrogante “capitĂŁo do time de futebol americano” (marrento como ele sĂł, mas necessário!), tem mensagens de honra e lealdade, gestĂŁo de equipes… e, para horror dos progressistas, tudo no melhor american way of life conservador e que, no fim das contas, Ă© o american dream que todo mundo, no fundo, no fundo… sonha viver, mas tem vergonha de admitir! – NĂŁo Ă© mesmo Arlequina?! NĂŁo Ă© mesmo Luisa Sonza?! – SĂł faltou um Golden Retriever pra completar as diversas cenas de comercial de margarina elevadas ao cubo!Â
Tudo no filme Ă© voltado para a estĂ©tica! Tudo Ă© bonito! Os atores, a fotografia, as paisagens, o hangar no deserto, o bar, os uniformes, os caças, as motos, os carros, as casas… chegam atĂ© a exagerar, como na cena da praia onde todo mundo tem barriga tanquinho, atĂ© mesmo o quase sessentĂŁo Tom Cruise! Ali já parece mais Ă© com um comercial da Abercrombie, nĂ©?! E ainda: que coisa mais fora de propĂłsito Ă© jogar futebol americano na praia vestidos de calça jeans! Fora esse deslize, tudo compensa com a presença hipnotizante da diva Jennifer Connely, mais gata do que nunca com suas poucas ruguinhas de cinquentona, assim como a minha esposa, AndrĂ©a, hoje mais linda do que nunca!
O filme é para todos e de todos os gostos, desde o adolescente até o quase sessentão como eu. E para os casais que curtem uma história de amor, é na medida certa, sem ser piegas ou melosa!
Mas Ă© tambĂ©m testosterona, SIM!!! Como tem que ser e está faltando nestes tempos esquisitos em que querem impor uma masculinidade frágil! Um jornalista militante chegou a publicar numa Folha da vida que os aviões no filme seriam “sĂmbolos fálicos”!!! É mole?! Bem, eu sempre gostei de filmes de guerra, das histĂłrias de honra, sacrifĂcio e superação, dos herĂłis que demonstram fraquezas e arrependimentos, e que acabam por nos ajudar a suportar um mundo tĂŁo injusto e caĂdo… precisamos de mais heroĂsmo! E o Pete Maverick Ă© simplesmente… PHUEDA!!! Acho que Ă© o novo Chuck Norris! Rsrsrsrs…
Todo o filme, mas principalmente a parte final, faz tributo a algumas das mais icĂ´nicas máquinas e artigos criados pelo homem moderno, como o veleiro da Penny, o voo no clássico Mustang P-51, o Porsche 911, a Kawasaki GPZ900R, os caças F14 Tomcat… Ăłculos Rayban + jeans + camiseta branca + jaqueta de couro… Clássicos! SĂł faltou um Ford GT40!!! AĂ matava o vĂ©io aqui de vez!
É um filme, em várias partes, quase idĂŞntico ao primeiro, mas que com certeza assistirei mais de uma vez! Ahhh… detalhe importante: tem que ver no cinema! Na telona, naquele sonzĂŁo digital cheio de efeitos espaciais! Espero que nĂŁo tenha uma continuação, pois pode desvirtuar este que tem tudo para tambĂ©m se tornar um clássico! Falas que se tornam icĂ´nicas no cinema como o “Hasta la vista baby!” ou “I’ll be back!”, ambas do Arnold “Terminator”, tambĂ©m sĂŁo bem prováveis neste filme como o “Maybe… but not today!” numa defesa explĂcita ao bom e velho estilo conservador de ser e de viver. Abro parĂŞntesis para uma comparação: ontem assisti “O Ataque dos CĂŁes”… que filme estranho! Sombrio, deprĂŞ, pessimista, confuso… Todos parecem perturbados! Bem o oposto de Maverick, onde há uma ode Ă beleza, ao otimismo e ao triunfo do bem!  Â
Enfim… um filme no melhor estilo honra-bravura-heroĂsmo e sem nenhuma conceção Ă s lacrações que infestam a Hollywood atual. Deu “cisco nos olhos” e arrepios por algumas vezes! Do caralho esse filme!
Francisco Ferreira
Gestor Esportivo
   Â
Share Now
Related Post
Desenvolvido por .  Ceperf 2019. Todos os direitos reservados.
Escreva seu comentário