⚽ BOM AMBIENTE É MEIO CAMINHO ANDADO… E MAIS ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS DE GESTÃO.

BOM AMBIENTE É MEIO CAMINHO ANDADO… E MAIS ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS DE GESTÃO.

No futebol, muitas vezes pode se colocar tudo a perder por conta de ambientes conturbados. Em outras ocasiões, que são a exceção e não a regra, até se consegue conquistar algo, mesmo com um grupo rachado… neste caso, a qualidade técnica deve ser bem acima da média, vide o Flamengo campeão brasileiro de 2009.

Aprendi com o saudoso amigo, Eduardo Maluf, que blindar o departamento de futebol de toda influência externa é coisa básica na gestão de pessoas. Cumprir suas promessas, honrar seus compromissos, enfim, ter palavra, também é fundamental para se criar um ambiente de confiança mútua, confiança essa que, geralmente, resulta em engajamento por parte dos atletas. Foi assim que o departamento de futebol do Cruzeiro ganhou a fama, nos anos 90 e 2000, de ter um ambiente muito família. Tudo funcionava e o ambiente era muito bom, de cooperação e muita camaradagem.

Nos muitos anos em que trabalhei com o Maluf, nunca o vi levantar a voz pra ninguém, o que nunca significou frouxidão ou falta de pulso e de comando. Pelo contrário, ele conseguia o respeito e confiança de todos exatamente porque não expunha ninguém em público. Na hora de cobrar, de “dar uma dura”, era sempre no ambiente privado de seu escritório na Toca… aliás, ele sempre levava a conversa para o “seu campo de jogo” (seu escritório), nunca discutindo qualquer assunto mais importante em outros locais.

Poucos meses antes de seu falecimento, fui visitá-lo em sua casa e passamos uma manhã inteira só na resenha sobre futebol. Uma verdadeira aula que não se consegue em nenhum curso de gestão. Nesta ocasião, ele me confidenciou algumas histórias muito interessantes: No clube em que estava, o presidente, muito falastrão, de personalidade forte, tinha o hábito de começar a tomar o seu scotch por volta das 20h, todos os dias! E quando o time jogava fora e acontecia uma derrota, era “batata” que ele iria lhe telefonar, já mamado, exigindo aos brados a demissão do treinador. Maluf, “macaco velho” como ele só, esperava o dia seguinte e, ao primeiro contato com o presidente, ficava esperando pra ver se o mesmo tocava no assunto… não o fazendo, ele antão perguntava: “Presidente, você se lembra do que me disse ontem?”… “Não! O que foi que eu disse?”, respondia o outro… E assim o Maluf ia levando e garantindo a continuidade de trabalho dos seus treinadores, pois sabia que não era trocando-os a cada derrota que conseguiria algum resultado esportivo.

Neste mesmo dia, combinamos que eu iria fazer um estágio com ele na gestão do clube, tão logo retomasse suas funções. Fiz uma oração com ele que, por sua vez, me presenteou com um vinho de sua bela adega… infelizmente, poucos meses depois ele se foi!

Abaixo descrevo algumas daquelas questões básicas que muitas vezes não são aprendidas mesmo por quem está no futebol há muitos anos, e muito menos por quem entra neste meio de repente:

Case 1: Um novo diretor de futebol, sem a manha do Maluf, resolve entrar no vestiário chutando a porta após uma derrota com apresentação pífia diante de um time de menor expressão (certamente levou ao pé da letra a bronca do presidente). Resultado: foi expulso do vestiário pelos jogadores mais experientes e com moral, os cobras do time!

Case 2: Um presidente muito vaidoso, que havia acabado de entrar no futebol, com o clube numa crise sem precedentes, resolve fazer uma reunião com os chefes de torcida e, nesta reunião, solta o verbo criticando seus próprios jogadores… isso na era do smartphone! Pergunta se vazou? Pergunta se o presidente “cabação” não perdeu a confiança do grupo?

Gestão do futebol não é coisa pra “torcedor”, pra gente apenas passional! Pelo contrário, deve-se pensar no todo, ter visão macro, ter o entendimento de que se trata de performance humana e que atletas não são máquinas, antes, gente de carne e osso, como eu e você, sujeita às mesmas influências positivas ou negativas da vida! Entender e aceitar também que não se joga contra o vento, mas contra adversários que também se preparam e que também possuem qualidades.

ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS PARA GERIR O FUTEBOL

Em meus muitos anos de atuação no mundo da bola aprendi algumas de suas manhas e acabei por compilar algumas regrinhas básicas sobre o tema:

1) Não é um ambiente para gente bobinha e ingênua!

2) Não basta apenas ter competência e/ou capacitação, é necessário ter alguma força política!

3) Saiba ser flexível e ter jogo de cintura, mas nunca abra mão de seus valores!

4) Nunca dê “duras” em jogadores publicamente, faça-o sempre reservadamente. Evite polêmicas. Evite expor as pessoas! Coloque-se no lugar do outro. Respeito pelas pessoas é fundamental!

5) Bata e assopre quando tiver que chamar a atenção do seu elenco, ou seja, cobre e estimule ao mesmo tempo!

6) Delegue responsabilidades sem se eximir das suas!

7) Saiba ouvir, ponderar e não tome decisões precipitadas!

8) Nunca espere reconhecimento ou gratidão. A glória no futebol é efêmera como os 90 minutos de jogo!

9) É um ambiente tão competitivo que, em regra, jogador, não importa qual, não é seu “amiguinho”, pois quando o “calo aperta”, ele não vacila em colocar na conta de alguém!

10) Não há verdade que dure 24hs. Sim, é puro clichê, eu sei, mas é a mais pura verdade!

11) Ambiente e confiança são meio caminho andado. Blinde o seu grupo!

12) Futebol é a melhor coisa deste mundo quando se está ganhando e a pior quando se está perdendo!

13) Trate a todos com respeito, desde o roupeiro até o presidente!

14) Seja profissional: amigos, amigos, profissionalismo à parte!

15) Esteja atento a TODOS os detalhes. Aprenda a observar, a ler nas entrelinhas!

16) Tenha paixão, mas nunca deixe a razão de lado!

17) Jogador não é máquina! Entenda e considere o lado humano, mas sem deixar de ser profissional!

18) Treinador acorda e dorme sob pressão. FATO! Portanto, tem que ser bem remunerado, sim!

19) Honre sua palavra e seus compromissos. SEMPRE!

20) O segredo é a alma do negócio! Não deixe vazar informações delicadas ou polêmicas, resolva tudo internamente, na medida do possível!

21) Não anuncie dispensas ou contratações antes de concretizadas!

22) Sempre tente levar as negociações para o seu campo (seu escritório)!

23) Cuidado com a vaidade!

24) Esteja preparado para não receber ajuda de ninguém!  

25) Desenvolva uma boa capacidade de análise e observação, pois muitas vezes pode ser necessária uma oxigenação a cada temporada, mesmo que esteja vencendo!

26) Tenho experimentado na carne que, muitas vezes, é melhor ficar calado do que ser muito franco e dizer verdades que apenas te expõem e te prejudicam! 

27) Seja honesto, seja bom, busque a paz e a justiça… SEMPRE! Esta é a verdadeira sabedoria!

 

Saudações!

 

Francisco Ferreira

Gestor Esportivo

www.ceperf.com.br

Share Now

Related Post

Escreva seu comentário